Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Famílias de vítimas protestam na Coréia do Sul após mortes relacionadas às vacinas

Compartilhe
Famílias de vítimas protestam na Coréia do Sul após mortes relacionadas às vacinas

Mundo – Familiares se reuniram em Busan no último domingo (26/12) em manifestação, depois que um protesto semelhante foi realizado em Seul no dia de Natal. Manifestantes magoados ergueram grandes retratos de familiares falecidos – como aqueles normalmente exibidos em funerais na Coreia do Sul – e testemunharam como seus entes queridos morreram logo após serem vacinados contra Covid-19.

Dezenas de retratos fúnebres foram exibidos na manifestação de sábado (25/12) no complexo do governo em Seul. Os manifestantes pediram ao governo que identifique as causas das reações adversas e admita que as vacinas são as culpadas.

Segundo o Korea JoongAng Daily, periódico sul-coreano associado à The New York Times, mais de 1.000 sul-coreanos morreram logo após receberem vacinas de Covid-19, no entanto o governo da Coreia diz uma conexão direta com as vacinas só pôde ser confirmada em alguns desses casos. Em um dos casos em que uma reação adversa foi reconhecida, o caso de uma auxiliar de enfermagem foi tratado como vítima de um acidente industrial e recebeu benefícios do governo após sofrer paralisia por conta de uma injeção de Covid-19 da AstraZeneca.

O governo da Coreia do Sul oferece até 10 milhões de won (US $ 8.747) em apoio financeiro a qualquer pessoa que sofra efeitos colaterais graves das vacinas contra o coronavírus, mas este seria o primeiro caso em que os efeitos colaterais são considerados um acidente industrial.

Apenas uma semana após o lançamento das vacinas Covid-19 no final de fevereiro e início de março, a Agência de Controle e Prevenção de Doenças da Coréia do Sul disse que sete pessoas morreram e 24 relataram reações adversas graves após receberem suas injeções de AstraZeneca. O governo supostamente iniciou uma investigação em agosto, depois que um adolescente sem condições de saúde subjacentes morreu após a inoculação com a vacina Pfizer-BioNTech Covid-19.

Uma associação chamada Conselho de Vítimas e Famílias da Vacina Covid-19 realizou manifestações em várias cidades sul-coreanas. Manifestantes marcharam no domingo da Prefeitura de Busan à Universidade Nacional de Educação de Busan, informou o Yonhap News.

Impacto na Política

A segurança da vacina pode se tornar uma questão controversa na eleição presidencial da Coreia do Sul. O Partido do Poder do Povo, da oposição , realizou uma audiência pública na semana passada sobre os efeitos colaterais da vacina, convidando as supostas vítimas e seus familiares a oferecer sugestões de medidas de apoio que o candidato presidencial Yoon Seok-yeol pode adotar.

Kim Jong-in, o presidente da campanha do partido, acusou a administração do presidente Moon Jae-in de ser indiferente aos danos da vacina. O governo se comprometeu a compensar as vítimas dos efeitos colaterais da vacina, mas também decide em quais casos os ferimentos e mortes são atribuídos às injeções. “Acho que as pessoas chegaram a um ponto em que não podem confiar no governo”, disse Kim.

A Coreia do Sul normalmente tem uma das taxas de vacina mais altas do mundo para várias vacinas, e os as injeções de Covid-19 não foram exceção. Cerca de 83% dos sul-coreanos foram vacinados contra a Covid-19, facilmente a taxa mais alta entre as nações do G20.

Mortes súbitas relatadas

Na plataforma pubmed.ncbi.nlm.nih.gov algumas pesquisas na Coreia do Sul começam a descrever histologicamente os danos teciduais nas necropsias de pessoas que aplicaram a vacina de mRNA BNT162b2 (fizer-BioNTech). São relatados o caso de um homem de 22 anos que desenvolveu dor no peito 5 dias após a primeira dose da vacina da Pfizer e morreu 7 horas depois. E a de outro jovem de 24 anos com miocardite aguda após a vacinação com COVID-19 (BNT162b2). Sua dor no peito desenvolveu-se um dia após a vacinação. 

 

Com auxílio de informações via RT News | Reuters | yna.co.kr | Pubmed


Siga-nos no Google News Portal CM7