Brasília Amapá |
Manaus

Ex-presidentes fazem campanha por candidatos moderados no Irã

Compartilhe

TEERÃ — A poucos dias das eleições legislativas de sexta-feira no Irã, os ex-presidentes Mohammad Khatami e Akbar Hashemi Rafsanjani estão fazendo campanha pelos candidatos reformistas, dando apoio ao governo do moderado Hassan Rohani. A ação é vista como uma forma de bloquear o caminho dos extremistas no novo Parlamento e na nova Assembleia de Especialistas, instituição de religiosos responsáveis por nomear e, eventualmente, destituir o guia supremo da República Islâmica. As duas Casas atualmente são controladas por correntes conservadoras.

— Depois do primeiro passo e do êxito na eleição presidencial (a vitória de Rouhani), a coalizão dá o segundo passo para as legislativas — afirmou Khatami em um vídeo divulgado em seu site, classificando a relação como “listas de esperança”.

A página de Khatami na internet é o único meio pelo qual ele pode falar à população, pois os meios de comunicação iranianos não têm o direito de citar as declarações ou publicar fotos do ex-presidente. Ele é acusado de ter apoiado as manifestações de protestos contra a reeleição do ex-líder conservador Mahmoud Ahmadinejad.

No mesmo sentido, Rafsanjani – da corrente moderada – defendeu o voto nas listas da coalizão para bloquear uma possível eleição de extremistas. Assim como Rouhani, o ex-presidente é candidatos à Assembleia de Especialistas e espera que as figuras mais conservadoras, em particular o presidente da assembleia, o aiatolá Mohammad Yazdi, não sejam reeleitas.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7