Brasília Amapá |
Manaus

Estado Islâmico reinvidica atentado com carro-bomba em Damasco

Compartilhe

DAMASCO — O Estado Islâmico reivindicou o atentado realizado com um carro-bomba perto de um posto de controle na capital síria, Damasco, nesta segunda-feira. O anúncio veio através da Amaq, uma agência de notícias ligada ao grupo extremista, que pretende estabelecer um califado em Síria e Iraque.

O carro-bomba explodiu perto de um conhecido mausoléu xiita, nos arredores do distrito de Sayeda Zeinab, no sul de Damasco, deixando um número não informado de feridos, no terceiro ataque do gênero na região neste ano.

O número de mortos diverge. Segundo a agência oficial Sana, ao menos sete pessoas morreram no ataque. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), um grupo de monitoramento com sede em Londres, apontou seis mortos, enquanto a TV al-Manar, do grupo xiita libanês Hezbollah, relatou oito.

Já Bashar Ja’afari, o negociador-chefe do governo sírio em conversas de paz em Genebra, disse que a explosão atingiu um hospital e dez pessoas podem ter morrido. Segundo ele, o ataque foi perpetrado por quatro terroristas, matando pacientes que foram retirados na semana passada de duas cidades sitiadas pelos rebeldes na província noroeste de Idlib.

O OSDH advertiu que o número de mortos deve aumentar pois muitas pessoas apresentam ferimentos graves.

Várias explosões em fevereiro mataram dezenas de pessoas na área de Sayeda Zeinab, berço do santuário muçulmano xiita mais sagrado da Síria, em um dos mais sangrentos ataques durante o conflito de cinco anos na Síria. O mausoléu abriga o túmulo da neta de Maomé.

Um ataque suicida no local há menos um mês reivindicado pelo Estado Islâmico (EI) matou 70 pessoas.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7