Elon Musk ativa satélites Starlink na Ucrânia para restaurar Internet em meio à guerra
Mundo – O pedido foi twittado por um funcionário do governo ucraniano no sábado (26/2), apelando a Musk para ajudar a restaurar a conectividade fornecendo terminais Starlink.
Starlink service is now active in Ukraine. More terminals en route.
— Elon Musk (@elonmusk) February 26, 2022
“@elonmusk, enquanto você tenta colonizar Marte – a Rússia tenta ocupar a Ucrânia! Enquanto seus foguetes pousam com sucesso do espaço – foguetes russos atacam civis ucranianos!”, tuitou o vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov.
“Pedimos que você forneça à Ucrânia estações Starlink e dirija-se a russos sãos para se levantarem.” acrescentou Fedorov.
Mais tarde, Musk respondeu que os serviços da Starlink agora estão ativos na Ucrânia, com mais terminais chegando para ajudar o país.
O Starlink de Musk usa satélites avançados implantados pela SpaceX para fornecer acesso à Internet via satélite de banda larga de alta velocidade, adequado para áreas onde a conectividade não era confiável ou completamente indisponível. Com o conflito Rússia-Ucrânia em andamento, os serviços essenciais foram interrompidos na Ucrânia, especialmente nas partes sul e leste do país, onde os combates foram mais intensos, segundo a Reuters .
Com auxílio de informações via Reuters