Brasília Amapá |
Manaus

Dinamarca quer cortar salários de netos da rainha

Compartilhe

LONDRES – Políticos dinamarqueses estão planejando limitar a quantidade de netos da rainha que poderão receber a remuneração anual do Estado: Margrethe II tem oito, mas nem todos são candidatos prováveis à sucessão do trono.

Segundo o “Independent”, alguns partidos sugerem que apenas o filho mais velho do príncipe Frederik, príncipe Christian, continue a ganhar o benefício, já que ele é o segundo da linha sucessória. Nesse caso, seus três irmãos mais novos e quatro primos, filhos do segundo filho da rainha, príncipe Joaquim, podem perder o benefício.

O porta-voz do partido da situação, Jakob Elleman-Jensen, declarou à publicação dinamarquesa “Politiken” que um limite é necessário.

“Caso contrário, daqui a algumas geração existirão centenas de príncipes e princesas que precisarão de salários do governo”, disse Jensen.

Outros críticos no Parlamento defendem que o único que deve ser beneficiado com “o salário” é o herdeiro direto, príncipe Frederik. E caberia a ele dividir o benefício com os filhos. Ole Birk Olesen, do partirdo Aliança Liberal, afirmou que “prefere o sistema antigo em que apenas o primeiro filho da rainha tinha direito aos rendimentos anuais”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7