O assunto do momento é o recente surto do novo Coronavírus na China que tem assustado muitas pessoas no Brasil e no mundo. Por isso, preparamos algumas dicas para você entender o que é esse vírus, como ele se transmite e o que deve fazer caso apresente os sintomas:

O que é o novo Coronavírus?

É um vírus que tem causado doença respiratória, pertencente a uma família de vírus chamada de Coronaviridae. Esta família de vírus causam de resfriados até  infecções de maior risco a saúde humana e este novo coronavírus causa sintomas como coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e talvez febre, que pode durar alguns dias.

Para aqueles com um sistema imunológico enfraquecido, idosos e muito jovens, há uma chance do vírus causar uma doença do trato respiratório mais baixa e muito mais grave, como uma pneumonia ou bronquite.

Transmissão

O coronavírus é transmitido por meio do contato com gotículas do paciente infectado, como por espirros e tosses. Quando o paciente infectado fica à menos de 1 metro de outra pessoa, essas gotículas podem atingir nariz, olhos, ou boca e a pessoa acaba sendo  contaminada pela infecção.

O que devo fazer se eu tenho sintomas do coronavírus?

O primeiro passo é observar a gravidade dos sintomas. Coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e febre baixa são sintomas que podem ser tratados em casa, essas pessoas não devem sair para evitar o contágio. No caso de sintomas mais fortes, como falta de ar, febre alta, tontura, desidratação e vômitos, essas pessoas devem procurar atendimento médico independente se tiveram contato com pessoas contaminadas.

Procedimentos de segurança

– As máscaras cirúrgicas devem ser reservadas apenas para as pessoas com sintomas da doença;

– Ao tossir ou espirrar leve um lenço descartável até a boca ou nariz, nunca as mãos;

– Faça a higiene das mãos várias vezes ao dia, com sabonete e água corrente ou álcool em gel;

– Não compartilhe objetos pessoais;

– Evite aglomerações;

Fake News

É um momento de nos informamos, a epidemia do coronavírus tem provocado a disseminação de uma série de notícias falsas sobre o tema nas redes sociais. Apesar da preocupação, especialistas alertam que devemos procurar as fontes oficiais para evitar a disseminação de fake news sobre o novo coronavírus.

Tags: , , ,