Coringa, o filme dirigido por Todd Phillips e estrelado pelo indicado ao Oscar, Joaquin Phoenix, tomou para si o recorde brasileiro de bilheterias inaugurais para o mês de outubro: a produção, assinada pela Warner Pictures, arrecadou R$ 31,7 milhões em seu primeiro final de semana em exibição nos cinemas nacionais, sendo assistido por 1,8 milhão de espectadores.

O filme também contou com alto grau de participação em sessões antecipadas: cerca de 120 mil pessoas assistiram-no entre pré-estreias e eventos destinados à imprensa e convidados. O total arrecadado nessa categoria foi de aproximados R$ 2,1 milhões. O Canaltech entra nessa área, tendo assistido ao filme e publicado a sua crítica pouco antes da estreia pública.

 

“O longa de Todd Phillips (Se Beber, Não Case) é uma viagem cada vez mais visceral e profunda em um universo em que a loucura se encontra com a crueldade. Da mesma forma que esse não é um filme de herói, o mundo de Coringa também faz questão de nos mostrar que este é um universo sem salvadores da pátria nem vigilantes virtuosos, o que só faz com que as coisas fiquem ainda mais decadentes e perversas na medida em que o ser humano é quebrado, pisoteado e esmagado a ponto de enxergar uma saída na barbárie”, diz a nossa crítica.

Coringa se vale de uma das inúmeras possíveis origens do vilão homônimo da DC Comics e arquirrival do Batman. Na película, o palhaço de rua e comediante desacreditado Arthur Fleck entra em forte depressão por uma sociedade que não o valoriza, independente do que ele tenta fazer. Aliado a isso, problemas em sua vida pessoal fazem com que a sua psique se rache e ele adote a figura do “Príncipe Palhaço do Crime” de Gotham City.

Além da direção de Todd Phillips e protagonismo de Joaquin Phoenix, o elenco de Coringa também traz Robert De Niro (Touro Indomável e O Poderoso Chefão 2); Zazie Beetz (Deadpool 2); Frances Conroy (das séries de TV American Horror Story e Castle Rock); Brett Cullen (42 – A História De Uma Lenda e Narcos); Glenn Fleshler (Billions e Barry); Bill Camp (Operação Red SparrowA Grande Jogada); Shea Whigham (O Primeiro HomemKong: A Ilha da Caveira); Marc Maron (Maron e GLOW); Douglas Hodge (Operação Red SparrowPenny Dreadful), Josh Pais (do inédito Brooklyn Sem Pai Nem Mãe e Despedida em Grande Estilo) e Leigh Gill (Game of Thrones).