Brasília Amapá |
Manaus

Coreia do Sul e EUA lançam mísseis em resposta a norte-coreanos

Compartilhe

Mundo – Estados Unidos e Coreia do Sul lançaram oito mísseis balísticos no Mar do Japão (conhecido como Mar Oriental nas duas Coreias) nesta segunda-feira (06), em resposta ao disparo de mísseis pela Coreia do Norte no domingo.

De acordo com os chefes do Estado-Maior Conjunto sul-coreano (JCS), citados pela agência de notícias Yonhap, forças militares de ambos os países lançaram o Sistema de Míssil Tático do Exército em um intervalo de 10 minutos nas primeiras horas da manhã.

“O lançamento combinado de mísseis terra-terra da Coreia do Sul e dos EUA mostrou a capacidade e a postura para lançar ataques de precisão imediata”, disse o JCS em um comunicado.

O Exército sul-coreano disse que “condena vigorosamente a série de provocações de mísseis balísticos da Coreia do Norte e a exorta seriamente a suspender imediatamente atos que levantem tensões militares na península e aumentem as preocupações com a segurança”, acrescentou o JCS.

Seul, sob o governo do presidente conservador, Yoon Suk-Yeol, desde 10 de maio, está defendendo uma posição mais dura em relação ao país vizinho após uma fase mais conciliatória com seu antecessor, e disse que responderá consistentemente às ações norte-coreanas desse tipo.

A ação coordenada de Seul e Washington ocorreu um dia depois que Pyongyang disparou um número idêntico de mísseis balísticos de curto alcance de vários locais em seu próprio território, em uma aparente demonstração de força após a realização de exercícios navais americanos e sul-coreanos perto da península onde ficam as duas Coreias.

Um porta-aviões movido a energia nuclear foi usado durante esses exercícios, algo que não acontecia desde o final de 2017. A Coreia do Norte realizou um recorde de 18 lançamentos de mísseis até agora em 2022.

No teste anterior, em 25 de maio, o regime liderado por Kim Jong-un disparou dois projéteis de curto alcance e um aparente míssil balístico intercontinental (ICBM) depois de mais de quatro anos. Na ocaisão, a Coréia do Sul e os EUA também responderam com um lançamento combinado.

Com informações Agência RadioWeb


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7