Brasília Amapá |
Manaus

Colombianos protestam contra aproximação de governo com as Farc

Compartilhe

BOGOTÁ — Milhares de pessoas marcharam em mais de 20 cidades colombianas em protesto contra o presidente Juan Manuel Santos, devido à sua política de aproximação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O ex-presidente Alvaro Uribe liderou as manifestações.

Opositores do governo protestaram contra a inflação e o crescente índice de desemprego, além do que classificaram como excessivas concessões de Santos a rebeldes durante as negociações de paz iniciadas em 2012 com as Farc.

Santos e os guerrilheiros haviam estabelecido o dia 23 de março para assinar um acordo de paz, mas não cumpriram o prazo.

A popularidade do presidente desabou cerca de 25%, segundo recentes pesquisas de opinião. Os entrevistados também se mostraram pessimistas sobre a possibilidade de que um acordo de paz seja assinado.

Uribe, antecessor de Santos, confrontou os rebeldes durante seu mandato, com auxílio dos EUA. Seu governo, no entanto, foi acusado de ligação com execuções praticadas por grupos paramilitares de direita.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7