Brasília Amapá |
Manaus

Colômbia e grupo guerrilheiro ELN vão anunciar diálogos de paz

Compartilhe

CARACAS — O governo da Colômbia anunciará nesta quarta-feira, em Caracas, o início dos diálogos de paz com a guerrilha do ELN, com a qual mantém conversas preliminares há mais de dois anos para por fim a meio século de conflito armado.

“O governo da Colômbia e o Exército da Libertação Nacional (ELN) convidam os meios de comunicação nacionais e internacionais a um anúncio conjunto que será realizado ao fim do dia 30 de março de 2016 em Caracas”, assinala o Escritório para a Paz da Presidência colombiana em um comunicado.

O governo de Juan Manuel Santos mantém desde janeiro de 2014 conversas com a guerrilha do ELN visando a uma negociação formal e similar à que desenvolve há mais de três anos em Cuba com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Fontes oficiais indicaram que no ato desta quarta-feira estará presente Frank Pearl, delegado do governo no processo de paz com as Farc e encarregado das negociações preliminares com o ELN.

Os diálogos com o ELN, segunda guerrilha colombiana depois das Farc, ocorrerão principalmente no Equador, mas não foi descartado que outros países da região também possam ser a sede do processo.

Fundado em 1964 sob influência da revolução cubana, o ELN conta atualmente com 1.500 combatentes, segundo cifras oficiais.

O conflito colombiano, que começou com um levante camponês nos anos 1960, foi protagonizado, em mais de 50 anos, por guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita e forças pública, e deixou 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,8 milhões de deslocados.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7