Brasília Amapá |
Manaus

Catástrofe pode atingir a terra no Natal, diz previsão da Nasa

Compartilhe

Mundo – Na noite de natal pessoas do mundo inteiro procuram o Papai Noel no céu mas, dessa vez, o que seria um sonho pode ser um asteróide do tamanho de um arranha-céu. De acordo com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos da América (Nasa), um asteróide, denominado 2016 TR54, de diâmetro entre 100 metros e 230 metros pode atingir o planeta terra.

Segundo informações, o tamanho é comparável a alguns arranha-céus como as Torres Azrieli em Tel Aviv (238 metros) ou ter cerca de 64 árvores de Natal (de acordo com o tamanho médio máximo da árvore de Natal de 12 pés).

O asteróide deverá passar pelo planeta em 24 de dezembro, véspera de Natal, a uma distância de cerca de 6,5 milhões de quilômetros da Terra. Para efeito de comparação: a distância entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.000 quilômetros. Portanto, será difícil ver este asteróide no céu sem um telescópio.

Isso também significa que o Armagedom não virá nesta temporada de férias. Isso está de acordo com as previsões anteriores da NASA, que estimou que a Terra não tem risco de impacto de um asteróide no próximo século.

O último impacto significativo de asteróide conhecido foi em 15 de fevereiro de 2013, quando um asteróide explodiu no ar sobre Chelyabinsk, na Rússia. Este asteróide tinha 17 metros de largura e, embora não tenha causado vítimas, a onda de choque da explosão estilhaçou janelas em seis diferentes cidades russas, fazendo com que 1.500 pessoas recebessem atendimento médico.

De acordo com a NASA, qualquer asteróide de 140 metros ou mais de diâmetro poderia ter efeitos potencialmente catastróficos se cair na Terra.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7