Brasília Amapá |
Manaus

Candidato presidencial sul-coreano promete financiar tratamento contra calvície

Compartilhe

Mundo – O candidato presidencial do Partido Democrata, Lee Jae-myung, na Coreia do Sul, defendeu, nesta sexta-feira (14), o financiamento público dos tratamentos contra calvície para evitar a “discriminação” das pessoas com queda de cabelo. Em meio a uma acirrada disputa para as eleições de março, Jae-myung prometeu expandir a cobertura de saúde pública para esses tratamentos, considerando incluir os caros transplantes de cabelo.

O ex-advogado dos direitos humanos alega que as pessoas com queda de cabelo sofrem “encontros discriminatórios diários (…) em todos os grupos de gênero e idade”.

Muitos coreanos usam tratamentos sem receita médica, em geral ineficazes e potencialmente prejudiciais, porque as curas certificadas estão, hoje, excluídas da saúde pública, afirmou Lee.

De acordo com sua equipe de campanha, este problema afeta um em cada cinco cidadãos. A proposta gerou amplo debate público entre aqueles que apoiam a medida e aqueles que a descrevem como uma oferta “populista” e cara para o sistema público.

Lee protagoniza uma disputa eleitoral acirrada com o candidato da oposição, Yoon Suk-yeol, separados por diferenças mínimas na maioria das pesquisas. Por lei, o presidente em final de governo, Moon Jae-in, é proibido de disputar um segundo mandato e deve deixar o cargo em maio.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7