Brasileiros deportados dos EUA chegaram algemados e com correntes nos pés em Manaus; veja vídeo
Manaus – Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que os brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos chegaram na capital amazonense com algemas nas mãos e correntes nos pés.
Veja:
“Na manhã deste sábado (25), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre uma tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de reportação para o Brasil”, informou o Ministério da Justiça.
Autoridades americanas mantinham os brasileiros algemados. Policiais federais determinaram a remoção imediata das algemas e recepcionaram as pessoas deportadas. Lula, então, determinou envio de um avião da FAB para levar os brasileiros até Belo Horizonte.
Há 88 passageiros brasileiros deportados, segundo o Ministério das Relações Exteriores. Nota da Polícia Federal informou que os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto de Manaus. No local, receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros.
O ministro Ricardo Lewandowski afirmou que houve flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.
A FAB vai disponibilizar profissionais de saúde para acompanhamento dos deportados durante o trajeto até o destino final. “Uma aeronave KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT – Esquadrão Corsário), foi engajada, por solicitação do Governo Federal, para prestar apoio aéreo aos deportados, oriundos dos Estados Unidos da América, que aguardam o término do traslado em Manaus (AM)”, explicou a FAB.