Brasília Amapá |
Manaus

Brasileiro se esconde em caverna em Bahamas para entrar nos EUA

Compartilhe

Milhares de brasileiros entram ilegalmente nos Estados Unidos pelo mar do Caribe, via Bahamas. Pessoas de diversos perfis e níveis sociais se arriscam para viver no país.

 

Segundo publicado pela Folha de S. Paulo, há quatro anos, o empresário paulista Ailton Campos, de 38 anos, que já havia morado nos Estados Unidos sem visto por sete anos e tinha ido passar férias no Brasil, contou à reportagem que decidiu fazer a travessia por conta própria.

Do prédio de luxo onde mora hoje em South Beach, o empresário contou que comprou passagens para as Bahamas e reservou um resort na praia.

De lá, uma lancha alugada iria pegá-lo para fazer a travessia de volta a Miami. No entanto, por conta de más condições climáticas, nem tudo saiu como o esperado.

Sem contato com a embarcação que iria transportá-lo, como a imigração da ilha só havia permitido a sua estada no local por sete dias, ele teve de fugir do hotel onde estava hospedado em abrigar-se da tempestade em uma caverna abandonada, onde esperou pela lancha. “A recepcionista me disse que a polícia estava me procurando. Saí para a praia, me escondi numa caverna que encontrei e fiquei esperando”, contou.

A embarcação alugada por US$ 4.000 apareceu na manhã seguinte. Em meio à tempestade tropical, ele viajou por oito horas para chegar nos Estados Unidos.

Quando chegou a Miami, a embarcação foi detida pela Guarda Costeira. A princípio, Campos foi preso, mas conseguiu o direito de aguardar sua audiência em liberdade. “Contratei o melhor advogado e depois de muito tempo consegui me legalizar,” conclui.

Trump

Assim que foi confirmada a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas, brasileiros que planejavam emigrarem para o país aceleraram os seus planos. Isto porque o magnata promete reforçar a vigilância nas fronteiras e, assim, dificultar a entrada de imigrantes ilegais.

Uma matéria da Folha de S. Paulo indica o crescimento do número de brasileiros presos nas fronteiras americanas e deportados das Bahamas desde que Trump foi eleito, em novembro.

Só em novembro e dezembro do ano passado, 940 brasileiros foram pegos ao atravessar ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos, foram 15,4 detenções por dia.

Conforme dados da Patrulha da Fronteira dos EUA, as prisões cresceram 73% em relação à média diária do ano fiscal de 2016 (1° de outubro de 2015 a 30 de setembro de 2016), que era de 3.252 presos, sendo 8,9 casos por dia.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7