Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Biden anuncia novas punições aos banqueiros russos, mas nada suficiente para intimidar Putin

Compartilhe
Biden anuncia novas punições aos banqueiros russos, mas nada suficiente para intimidar Putin

Brasil – Após semanas de alerta sobre sanções “severas” se a Rússia invadir a Ucrânia, o presidente Joe Biden se dirigiu à nação e ao mundo da Casa Branca na quinta-feira (24/2) no que está se desenrolando como um momento decisivo em sua presidência, enquanto o presidente Vladimir Putin pressiona um ataque em larga escala.

Biden anunciou sanções intensificadas para corresponder à escalada de agressão russa, mas não a punição econômica completa que a Ucrânia e outros pediram e nenhuma ainda ao próprio Putin, embora tenha dito que essa opção “não era um blefe. Está na mesa”.

“Putin é o agressor. Putin escolheu esta guerra. E agora ele e seu país vão arcar com as consequências”, disse Biden. “Hoje, estou autorizando fortes sanções adicionais e novas limitações sobre o que pode ser exportado para a Rússia. Isso vai impor custos severos à economia russa, tanto imediatamente quanto ao longo do tempo.”

Biden anunciou novas sanções a quatro grandes bancos russos, incluindo VTB e SberBank, outras elites russas e membros da família, e a aplicação da restrição da dívida soberana da Rússia a empresas estatais, que são empresas cujos ativos excedem US$ 1,4 trilhão.

No entanto, Biden parou não apenas de sancionar o próprio Putin, mas também de cortar a Rússia do sistema bancário internacional SWIFT.

Pressionado pelos repórteres por que não sancionar Putin diretamente agora, Biden desviou.

“Senhor, as sanções claramente não foram suficientes para deter Vladimir Putin a este ponto”, disse a correspondente chefe da Casa Branca da ABC News, Cecilia Vega. “O que vai detê-lo? Como e quando isso vai acabar? E você o vê tentando ir além da Ucrânia?”

“Ninguém esperava que as sanções impedissem que algo acontecesse”, respondeu Biden. “Tem que – vai levar tempo, e temos que mostrar determinação. Então, ele sabe o que está por vir. E assim o povo da Rússia sabe o que ele trouxe para eles.”

 

 

Com informações via ABC News


Siga-nos no Google News Portal CM7