Brasília Amapá |
Manaus

Austrália segue com a reabertura econômica em meio a casos recorde de COVID-19

Compartilhe
Austrália segue com a reabertura econômica em meio a casos recorde de COVID-19

Mundo – O governo da Austrália disse que o impacto mais brando da cepa Omicron do COVID-19 significa que o país pode levar adiante os planos de reabrir a economia, mesmo com novas infecções atingindo um recorde de mais de 37.000 e o número de pessoas rosa hospitalizado.

Números recordes diários de casos foram relatados na segunda-feira nos estados de Victoria, Queensland, South Australia e Tasmânia, bem como no Território da Capital da Austrália.

Em Nova Gales do Sul, houve 20.794 casos, acima do número de domingo, mas abaixo do recorde diário de 22.577 estabelecido no sábado, com números de testes mais baixos durante o fim de semana do feriado de Ano Novo.

O total diário nacional atingiu um recorde de mais de 37.150 casos, excedendo os 35.327 casos de sábado, com a Austrália Ocidental e o Território do Norte ainda para relatar.

“Temos que parar de pensar nos números dos casos e pensar em doenças graves, viver com o vírus, administrar nossa própria saúde e garantir que estamos monitorando esses sintomas e mantemos nossa economia funcionando”, disse o primeiro-ministro Scott Morrison ao Channel Seven.

As hospitalizações aumentaram para 1.204 em New South Wales, um aumento de mais de 10% em relação ao domingo e mais de três vezes o nível do dia de Natal.

O ministro federal da Saúde, Greg Hunt, disse que o conselho ao governo era que a cepa Omicron era mais transmissível, mas também mais branda do que outras variantes, o que reduzia o risco tanto para os indivíduos quanto para o sistema de saúde.

Michael Bonning, presidente do Conselho de New South Wales da Associação Médica Australiana, disse que o aumento significativo nas hospitalizações combinado com o período de pico das férias e o número de profissionais de saúde expostos ao COVID estão pressionando a capacidade.

“Com o período do Natal e com os funcionários do hospital sendo dispensados ​​devido ao seu status de contato próximo … estamos descobrindo que está se tornando bastante difícil para a equipe, especialmente nas áreas críticas dos hospitais”, disse ele à ABC Television.

No final de dezembro, o governo mudou seu conselho sobre quando as pessoas deveriam fazer um teste de PCR grátis para COIVD-19 e está pedindo um uso maior de testes rápidos de antígenos, em parte para aliviar a pressão sobre a capacidade de teste.

Mas os testes rápidos de antígeno são escassos e Morrison disse que o governo não cobriria o custo para as pessoas se auto-testarem, que ele calculou em A $ 15 ($ 10,90).

“Estamos em outro estágio da pandemia agora, onde simplesmente não podemos dar a volta e tornar tudo de graça”, disse ele.

Oito mortes de COVID foram relatadas na segunda-feira, elevando o número nacional de vítimas da pandemia para mais de 2.260.

Leia também: ‘Ameaçam tirar filha do presidente!’, denuncia ex-ministro da Educação


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7