Brasília Amapá |
Manaus

Morre o fundador do Ariaú, o empresário Ritta Bernardino

Compartilhe

Manaus – Faleceu na manhã deste sábado, aos 84 anos, Ritta Bernardino, um dos maiores empreendedores e empresários que o nosso estado já viu. Rita faleceu no hospital da Unimed localizado na Universidade Nilton Lins, no bairro do Parque das Laranjeiras, na Zona Centro-Sul de Manaus.

O empresário foi o responsável pela construção do primeiro hotel em plena selva amazônica, o Ariaú Amazon Towers, ajudando assim a estimular o crescimento do Ecoturismo no nosso estado.

No início da década de 80, Ritta inaugurou no centro de Manaus o Hotel Mônaco, feito para ser o maior da capital amazonense. Foi feito para receber, turistas brasileiros que visitavam a Zona Franca para comprar eletrônicos e produtos importados. Quis o destino, que seus primeiros hóspedes fossem o lendário Jacques Cousteau e toda a equipe do Calypso, que fez várias expedições pelos rios da Amazônia. Jacques Cousteau se tornou um amigo de Ritta e também um conselheiro. Disse a ele que, em não mais que duas décadas, o mundo descobriria o ambientalismo e sugeriu ao empresário que construísse um hotel na selva. Ritta, que foi militar durante mais de 15 anos, especializado em técnicas de sobrevivência na floresta, não perdeu a oportunidade. Inaugurou a primeira torre do Ariaú ainda em 1986. “Foi um dos melhores conselhos que eu já recebi na vida”, disse ele.

Foto: Divulgação

Mas, infelizmente, depois de vários anos de glória, o hotel fechou as portas e hoje vários ex-funcionários do hotel brigam na justiça para receber seus direitos: “Fico muito triste de ver, mas o que levou o hotel a destruição realmente foi a crise. Nós não tínhamos mais turistas, Manaus não tem turistas, vários hotéis fecharam, os principais hotéis de selva fecharam. Então, é muito complicado você sustentar um hotel na selva. É muito caro. Você pensar que tudo o que chega lá chega através do barco. Tudo isso é caro, encarece, mas o impacto social é maior que qualquer coisa”, disse Ellen Rita, uma das filhas do proprietário do hotel.

Foto: Facebook

Ritta apresentava sinais de doença desde 2015, quando foi acometido de uma pneumonia bilateral.

O velório do empresário será no Complexo Canaã, ás 15h.

A equipe do Portal CM7 lamenta profundamente a perda deste grande empresário que fez a diferença no nosso estado, e deseja as maiores condolências a família.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7