Brasília Amapá |
Manaus

Morre ex-prefeito de Belém Fernando Coutinho Jorge

Compartilhe

Belém – O ex-prefeito de Belém Fernando Coutinho Jorge faleceu neste domingo (17) na cidade de Brasília, no Distrito Federal. Fernando – que era bacharel em Ciências Econômicas –  também atuou como deputado federal, senador e ministro do Meio Ambiente no governo Itamar Franco.

O velório de Coutinho Jorge deve ser realizado na capital paraense.

Biografia

De acordo com informações do pesquisador Giovanni Salera Júnior, publicadas no portal Recanto das Letras, Coutinho Jorge nasceu no dia 30 de maio de 1939, filho de Clóvis Ferreira Jorge e Mavilda Coutinho Jorge. Em 1962, ingressou no curso de Bacharelado em Economia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), formando-se em 1967.

Em 1969, mudou-se para Santiago do Chile, para participar da Pós-graduação em Planejamento para o Desenvolvimento dos Países Subdesenvolvidos, curso oferecido pelas Organização das Nações Unidas (ONU), onde o professor da disciplina “Sociología del Desarrollo” era Fernando Henrique Cardoso.

Em 1970, voltou ao Pará, quando participou de curso de Introdução ao Planejamento da Área Metropolitana de Belém, oferecido pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Começou a dar aulas na faculdade de Economia, também na UFPA, onde, depois, exerceu diversos cargos: foi subchefe do Departamento de Economia; Coordenador do curso de Economia; e integrou seleto grupo de profissionais do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA).

Em 1975, foi Diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Pará e se tornou titular da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, no governo de Aluísio Chaves (1975-1979), onde foi responsável pela implantação do primeiro Sistema Estadual de Planejamento Governamental do Pará.

Em 1976, foi nomeado Secretário-executivo do Conselho Superior de Desenvolvimento do Estado do Pará e, no ano seguinte, passou a integrar a Comissão Interministerial de Desenvolvimento Regional, em Brasília.

Em 1979, o governador Alacid Nunes convidou Coutinho Jorge para permanecer à frente da Secretaria Estadual de Planejamento.

Em 1982, o economista inicia sua carreira no legislativo, concorrendo ao cargo de Deputado Federal pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), alcançando a maior votação entre os deputados do partido. Durante essa legislatura, foi membro das Comissões de Economia e de Minas e Energia e foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre recursos hídricos brasileiros.

Em 1985, Coutinho Jorge licenciou-se da Câmara dos Deputados para se tornar Secretário de Educação do Pará, no governo de Jader Barbalho.

Nas eleições municipais de novembro de 1985, Fernando Coutinho Jorge tornou-se o 1º Prefeito de Belém eleito diretamente após a Ditadura Militar. Durante o mandato,  criou a Guarda Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, por exemplo.

Deixou a prefeitura, em 31 de dezembro de 1988, e, em outubro de 1990, elegeu-se Senador pelo Pará.

Presidiu a comissão temporária responsável pelos preparativos da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento — a Rio-92 — nas reuniões preparatórias realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra e Nova Iorque. Também atuou em encontros debatedores da questão ambiental e de encontros de parlamentares latino-americanos realizados em Belém, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em junho de 1992, Fernando Coutinho Jorge participou como Presidente da Comissão ECO-92 do Senado e representante do Presidente do Congresso Nacional.

Com o impeachment do Presidente Fernando Collor, seu vice Itamar Franco assumiu a liderança do país, transformou a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República (SEMAM-PR) em Ministério do Meio Ambiente (MMA) e convidou Fernando Coutinho Jorge para ser o titular.

Coutinho atuou no cargo até dezembro de 1993. Depois, retornou às atividades como Senador, sendo substituído no Ministério do Meio Ambiente pelo diplomata Rubens Ricupero.

Em junho de 1998, renunciou ao mandato de Senador para assumir o posto de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará.

Aposentou-se em 30 de maio de 2009, aos 70 anos.

GOVERNO EMITE NOTA DE PESAR

Por meio de nota, o Governo do Estado do Pará lamentou o falecimento do ex-prefeito. Veja a nota na íntegra.

“O Governo do Estado do Pará lamenta o falecimento de Fernando Coutinho Jorge, ex-prefeito de Belém, na manhã deste domingo.

Coutinho Jorge, como ficou conhecido no meio político, foi senador, deputado federal e ministro do meio ambiente. Seu último cargo público foi o de presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde se aposentou em 2009.

Coutinho Jorge tinha 79 anos e sofria do mal de Alzheimer. Ele faleceu em Brasília, na capital federal, onde residia com a família. O velório e sepultamento serão em Belém.

Em suas redes sociais, o governador, Helder Barbalho, lamentou o falecimento e destacou a importância do político para o Estado”.

TRÊS DIAS DE LUTO

Já a Prefeitura de Belém decretou luto oficial de três dias após o falecimento de Coutinho Jorge. Veja a nota da prefeitura.

“A Prefeitura Municipal de Belém informa, com pesar, o falecimento do ex-prefeito de Belém, Fernando Coutinho Jorge, neste domingo, 17.

Fernando Coutinho Jorge era economista e político que durante sua vida pública, entre outros cargos, foi deputado federal e senador pelo Pará, prefeito de Belém e ministro do Meio Ambiente.

O Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, em razão desta perda, decreta luto oficial por três dias na capital”.

Fonte: Chumbo Grosso

Siga-nos no Google News Portal CM7