Brasília Amapá |
Manaus

Melo e todos os secretários voltarão para cadeia. Ministério Público pede revogação da decisão do juiz plantonista

Compartilhe

Manaus- O Ministério Público Federal do Amazonas pediu hoje (30) a revogação da decisão do Juiz plantonista de colocar os presos da operação Emergência e Custo Político em prisão domiciliar.
O procurador da República Fernando Merloto Soave, do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM), apresentou na manhã deste sábado (30), recursos, na Justiça Federal, para que nove pessoas presas nas operações “Custo Político” e “Estado de Emergência”, da Polícia Federal (PF), retornem a cadeia, entre eles o ex-governador José Melo. MPF pede que a turma de secretários do Ex-governador voltem para cadeia imediatamente.dos ex-secretários Afonso Lobo (ex-Sefaz), Pedro Elias e Wilson Alecrim (ambos ex-Susam), Evandro Melo (ex-Sead) e Raul Zaidan (ex-Casa Civil). E ainda do empresário Mouhamad Moustafa, Keytiane Evangelista e José Duarte dos Santos Filho.

 

Veja:

 

Mouhamad, Zaidan e outros dois secretários livres, põem em risco provas

O procurador-chefe do MPF, Edmilson Barreiros, afirma que a derrubada da prisão preventiva do médico Mouhamad Moustafa, o ex-chefe da Casa Civil Raul Zaidan, da ex-secretária executiva do Fundo Estadual de Saúde (FES) Keytiane Evangelista e o ex-secretário executivo da Susam, José Duarte, põem em risco a preservação de provas e prejudica a investigação.

Ele cita ainda que a relação entre o Mouhamad Moustafa e Raul Zaidan era mais próxima do que eles imaginavam. E que quem estava no comando da destruição de informações no sistema de informática do TCE relativa a funcionários e atendimento na unidade de saúde era Mouhamad.

O procurador cita ainda que a Keytiane Evangelista foi presa no dia 13 enquanto destruía provas.  E que José Duarte atuando como secretário executivo da Susam recebia R$ 83,5 mil no esquema criminoso.
O caso

Presos no último dia 13 durante a operação “Custo Político”, da Polícia Federal (PF), o ex-secretário Raul Zaidan (Casa Civil), o empresário Mouhamad Moustafa, Keytiane Evangelista e José Duarte dos Santos Filho foram os primeiros a serem soltos, tendo deixado a prisão no dia 23, sábado.

A soltura do quarteto ocorreu após o juiz federal Wendelson Pereira Pessoa negar na noite do dia 22 um pedido da Polícia Federal para transformar a prisão temporária do quarteto em prisão preventiva.

No dia 24 foi a vez do ex-secretário Evandro Melo, irmão do governador cassado José Melo, ser solto. O juiz plantonista da Justiça Federal Wendelson Pereira Pessoa converteu a prisão preventiva de Evandro Melo, em prisão domiciliar com monitoramento por meio de tornozeleira eletrônica.

Três dias depois, o governador cassado José Melo e seus ex-secretários Afonso Lobo e Wilson Alecrim foram liberados do Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM). Em audiência de custódia no dia 26, o juiz Ricardo Salles da 3ª Vara da Justiça Federal do Amazonas revogou a prisão temporária do ex-governador. Melo chegou a ter sua prisão temporária prorrogada pela Justiça Federal na tarde do dia 26, pelo juiz federal Wendelson Pereira Pessoa. Mas a noite, Salles concedeu a soltura.

O juiz Ricardo Salles converteu, também na noite do dia 26, a prisão preventiva em domiciliar dos ex-secretários Afonso Lobo (Sefaz) e Wilson Alecrim e Pedro Elias, ambos da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam).

Fonte Jornal Á Critica

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7