Brasília Amapá |
Manaus

Juíza decreta bloqueio e sequestros de bens da filha e do genro da ex-primeira dama Elisabeth Valeiko

Compartilhe

Manaus (AM) – Na última quinta-feira (31), a juíza Rosália Guimarães Sarmento decretou o sequestro e o bloqueio de bens encontrados no nome da filha e do genro de Elisabeth Valeiko, a atual mulher do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB).

Paola Valeiko e Igor Gomes são alvos da operação “Boca Raton”, que tem como objetivo apurar possível formação de organização voltada para prática de crimes de lavagem de dinheiro, peculato, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva.

A operação é comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), com apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). O bloqueio e sequestros de bens foi um método utilizado pela juíza para assegurar a futura devolução do dinheiro para os cofres públicos, já que não há justificativas do crescimento de bens dos dois em curto período de tempo.

As investigações apuram o período de 2017 a 2020, tempo em que Elisabeth Valeiko presidiu o Fundo Manaus Solidário. A justiça suspeita que ‘Betinha’ esteja diretamente envolvida no esquema de corrupção, pois a mesma possui procuração para representar a filha em instituições financeiras e para tratar de todos os negócios de interesse do marido da filha.

Paola Valeiko, que já responde por fraude processual no  “Caso Flávio”, poderá ser condenada com pena superior a 20 anos de prisão, além da perda dos bens.

Igor, Elisabeth e até mesmo o ex-prefeito Arthur Neto, que não detém mais foro privilegiado, poderão ser presos, sendo Arthur necessário um pedido de prisão cautelar feito pelo Gaeco ou pelo delegado da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção e decretado por um juiz de primeiro grau.

As investigações continuam.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7