Brasília Amapá |
Manaus

Imprensa nacional diz que em Manaus David Almeida será o Prefeito de Manaus

Compartilhe

Brasil – Uma pesquisa feita pelo site Poder 360, site renomado em todo o país, levantou dados do segundo turno das Eleições, e apontou David Almeida como futuro prefeito de Manaus. Eleitores de 57 cidades voltam às urnas neste domingo (29) Dessas, 18 são capitais.

Em 11 cidades há mais chances de o candidato que ficou na 2ª posição no 1º turno virar o jogo e ser eleito prefeito.

O levantamento levou em conta os candidatos que apareciam em 2º lugar no resultado das urnas do 1º turno e passaram a liderar as últimas pesquisas eleitorais ou estão empatados com o adversário. Foram considerados somente os votos válidos, o que exclui brancos e nulos.

Entre as cidades com chances de virada estão 6 capitais: Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Cuiabá (MT) e Recife (PE).


Se os resultados das pesquisas se concretizarem, 6 cidades que nunca tiveram virada de resultado do 1º para o 2º turno podem ter reviravolta agora em 2020: Cuiabá, Maceió, Mauá, Porto Alegre, Praia Grande e Vitória.

Apesar de não entrar na contagem, 5 cidades têm diferença nas pesquisas inferior a 10 pontos percentuais, o que aumenta as chances de virada de 1 turno para o outro. São elas: São Luís (MA), Campinas  (SP), Cariacica (ES), Contagem (MG) e Ponta Grossa (PR).

Viradas 

As grandes cidades brasileiras tiveram 242 disputas de 2º turno de 1996 a 2016. Isso ocorre quando 1 candidato não recebe mais de 50% dos votos válidos em municípios com mais de 200 mil eleitores. Em 23,6% desses casos (57 vezes), foram registradas viradas de 1 turno para o outro.

Dados históricos compilados pelo Poder360 mostram que as reviravoltas são ainda mais raras quando a diferença percentual entre 1 candidato e outro no 1º turno é maior que 10 pontos: foram apenas 14 casos nos últimos 24 anos. Nesses cenários, é mais raro o 2º colocado conseguir vencer.

Até 2016, PSDB (9), MDB (8) e PDT (6) foram as siglas com mais candidatos tomando a dianteira durante o 2º turno. Leia a lista completa.

Já quando são considerados Estados, São Paulo foi recordista, com 16 casos. Leia o ranking completo.

De todas as cidades com 2º turno desde 1996, apenas Santos (SP) teve 3 viradas registradas. Outros 11 municípios tiveram reviravoltas duas vezes cada 1.

2º Turno 

Serão 18 capitais com disputadas de 2º turno. Prefeitos foram eleitos já no 1º turno em Belo Horizonte, Florianópolis, Natal, Campo Grande, Curitiba, Salvador e Palmas.

No grupo das cidades mais importantes do país, 39 –fora as capitais– precisarão de uma nova rodada de votações.

Poder360 compilou todas as pesquisas disponíveis para o 2º turno até 27 de novembro.

Fonte: Poder360.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7