Brasília Amapá |
Manaus

Forças Armadas reforçam fiscalização e segurança na Amazônia Legal

Compartilhe

Amazônia Legal – Militares das Forças Armadas estão auxiliando nas atividades de órgãos de fiscalização ambiental e segurança pública durante a Operação Verde Brasil 2, em áreas remotas da Amazônia Legal. Nos Estados de Acre, Amazonas e Rondônia, as ações são coordenadas pelo Comando Conjunto Príncipe da Beira. Na última terça-feira (2), os militares atuaram com agentes do Ibama, da Polícia Federal, do ICMbio e da Força Nacional, além dos órgãos estaduais de Rondônia na missão.

As madeireiras da região foram fiscalizadas e houve patrulha motorizada terrestre, fluvial e aeromóvel, inspeção naval e postos de bloqueio, além de controle de estradas. As ações de fiscalização resultaram na apreensão de embarcações, veículos, equipamentos, armamentos, munição e 12,25 quilos de pasta base de cocaína. Quase R$ 4 milhões foram aplicados em multas.

Já no Pará, o Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea intensificou as ações de conscientização da população quanto a temas ambientais. Em Marabá, a atividade é coordenada pelo 52º Batalhão de Infantaria de Selva. Na malha fluvial paraense, as embarcações da Marinha prosseguem as inspeções navais em diversas localidades. Também foram cumpridas ações de patrulha motorizada, apoio logístico a órgãos civis e reconhecimento terrestre. Nas últimas horas, 21 embarcações foram revistadas no âmbito do 4º Distrito Naval.

Em Mato Grosso, o Comando Conjunto Barão de Melgaço escolta o transporte de madeira apreendida em apoio ao Ibama. Por meio de Organizações Militares do Exército, o Comando também estabeleceu postos de bloqueio e controle de estradas, além da realização de patrulha terrestre e reconhecimento aéreo em parceria com agentes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso e da Força Nacional. Mais de 50 veículos foram vistoriados pelo Comando.

Resultados
Desde a deflagração da Operação Verde Brasil 2, em 11 de maio, militares e agentes de órgãos parceiros realizaram inspeção naval em 1,3 mil embarcações, das quais 91 foram apreendidas. Nos postos de bloqueio e controle de estradas, vistoriaram quase 3 mil veículos, retendo 63 desses por irregularidades. Mais de 7,8 mil metros cúbicos de madeira ilegal também foram confiscados. Até o momento, quase R$ 24 milhões foram aplicados em multas e termos de infração.

Com informações do Ministério da Defesa


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7