Brasília Amapá |
Manaus

FAB faz quatro voos diários com carregamentos de oxigênio para Manaus

Compartilhe

A Força Aérea Brasileira (FAB), faz quatro voos diários  com oxigênio líquido para abastecer as unidades de saúde do Estado. Cada aeronave tem capacidade para transportar até cinco mil metros cúbicos do insumo, e o envio do material faz parte da ação integrada entre Governo do Estado, FAB e Ministério da Saúde, para reforçar o abastecimento da rede de hospitais.

Os insumos estão sendo transportados pelas aeronaves KC 390 e C 130, com grande capacidade para transportar cargas e pessoal. O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, ressalta que, desde que foi identificada a dificuldade logística para trazer oxigênio para Manaus, o Governo do Amazonas solicitou apoio do Governo Federal que disponibilizou aviões das Forças Armadas.

“Vale ressaltar que o oxigênio líquido só pode ser transportado em aviões não pressurizados pelo risco da explosão, então, somente aviões militares conseguem esse transporte. Nós temos alguns transportes com aviões de linhas comerciais, mas só de oxigênio na forma gasosa em cilindros e é um transporte limitado”, disse o secretário.

O transporte por linhas comerciais é limitado devido à peculiaridade do oxigênio gasoso, que é altamente inflamável. Por isso, são transportadas até 200 balas de oxigênio, o equivalente a dois mil metros cúbicos, por viagem.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7