Manaus- Somente 18  vereadores mantiveram os mandatos na eleição de ontem (15), uma renovação de 56% das 41 cadeiras da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A partir de 2021, a 18ª Legislatura terá 23 novos vereadores eleitos.

O candidato a vereador mais votado na capital é um estreante nas urnas. O radialista e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus João Carlos (Republicanos) foi eleito com 13,8 mil votos. Em abril, ele deixou a titularidade da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) para concorrer ao pleito.

Permanecem na CMM, Daniel Vasconcelos (PSDC), Diego Afonso (PSL), Elissandro Bessa (SD), Everton Assis (PSL), Fransuá (PV) e Glória Carrate (PL), que emplacou o sexto mandato consecutivo na Casa Legislativa, e Jaildo Oliveira (PCdoB).

Também renovaram o mandato os vereadores Marcel Alexandre (Podemos), para o quarto mandato na CMM; David Reis (Avante), Professor Samuel (PL), Marcelo Serafim (PSB) e Rosivaldo Cordovil (PSDB), ambos para a terceiro recondução; Rosinaldo Bual (PMN), Raulzinho (PSDB); Sassá da Construção Civil (PT) e Wallace Oliveira (PROS).

Dentre os novos vereadores, que ganharam um assento na CMM, está o filho do Mário de Mello presidente do TCE-AM. AMOM  é o vereador eleito mais novo, com 19 anos. É empresário, acadêmico de direito e neto do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargador Domingos Chalub.

A filha do deputado estadual Felipe Souza (Patriota) foi eleita com  6,7 mil votos: a advogada Thaysa Lippy (PP). Allan Campelo (PSC), irmão da deputada estadual Alessandra Campelo (MDB) também foi eleito com 4,4 mil votos.

O ex-secretário estadual de Juventude, Esporte e Lazer, Caio André (PSC) e o ex-secretário de Defesa do Consumidor e Ouvidoria, Procon Manaus, Rodrigo Guedes (PSC) foram eleitos.

O empresário William Lauscher, proprietário do “Porão do Alemão”, foi eleito pelo Cidadania com 2,3 mil votos.

O empreendedor e diretor do Amazonas Futebol Clube Lissandro Breval (Avante) recebeu 4,8 mil votos. Também são representantes da classe empresarial Elan Alencar (PROS), Jander Lobato (PTB) Raiff Matos (DC), Sandro Maia (DEM) e Wanderley Monteiro (Avante).

Integra a lista de vereadores eleitos o tenente da Polícia Militar Carpê Andrade (Republicanos) e o arquiteto João Kennedy (PMN), da ONG Anjos da Rua.

Yomara Lins (PRTB), Eduardo Assis (Avante) e Eduardo Alfaia (PMN) são os advogados eleitos para Casa Legislativa.

Integram a lista também de novos vereadores eleitos Ivo Neto (Patriota), filho do delegado de Polícia Civil aposentado, Francisco Sobrinho; Márcio Tavares (Republicanos) e o assistente social, Dione Carvalho (Patriota).