Brasília Amapá |
Manaus

‘É bom trabalhar em parceria’, diz prefeito ao inaugurar rotatória da Torquato

Compartilhe

Manaus – O prefeito Arthur Virgílio Neto inaugurou no último sábado (21) a rotatória da avenida Torquato Tapajós, na entrada do bairro Novo Israel, zona Norte. A obra é resultado da parceria entre a Prefeitura de Manaus e a empresa Torquato Incorporações, do grupo Simões, como parte do programa de adoção de espaços públicos, o “Adote Manaus”, criado na atual gestão e coordenado pela Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe).

Avaliado em mais de R$ 4 milhões, o projeto foi todo custeado pela empresa parceira, que também adotou o espaço e irá fazer a manutenção pelos próximos cinco anos. O local ganhou implantação das alças de contorno e alargamento das faixas de trânsito nos dois sentidos da via, paisagismo e iluminação, contando com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e dos institutos municipais de Mobilidade Urbana (IMMU) e Planejamento Urbano (Implurb).

“Nós privatizamos o máximo de serviços para que sobrasse dinheiro para investirmos em obras, como estamos fazendo agora. Essa aqui nem posso chamar de Parceria Público-Privada porque foi uma doação. A empresa bancou todos os custos e só daqui a cinco anos a prefeitura assume a responsabilidade pela manutenção”, disse o prefeito, enfatizando que ações como essa devem se tornar um exemplo tanto para as futuras gestões quanto para os empresários locais. “Uma obra dessas tem três valores: a solução de um problema para os cidadãos; a demonstração de espírito de amor a Manaus; e, por último, o exemplo”, destacou Arthur. “Que a gente perceba que é bom trabalhar em conjunto”, reafirmou.

O local recebe, em média, 1,2 mil veículos por hora, sendo 400 deles ônibus e a avenida Torquato Tapajós é a principal via de interligação do eixo Norte-Sul da cidade. Com a rotatória, serão retirados os semáforos que sinalizavam para o retorno há, aproximadamente, 100 metros do local. Com isso, o trânsito vai fluir mais livremente. “É uma obra muita bonita, com o melhor padrão e que vai aliviar o trânsito”, destacou a secretária da Semmpe, Maria Josepha Chaves, acrescentando que várias obras em parceria com a iniciativa privada estão em andamento pela cidade, além de 22 passarelas remodeladas e parques da juventude já entregues pelo prefeito à população.

O diretor da Torquato Incorporações, Vitor Simões, disse que, além de beneficiar a população de Manaus, a obra é um exemplo de como a empresa está preocupada com os bons resultados para os cidadãos. “É nossa terra, nossos clientes estão aqui. Então, devemos fazer algo e o benefício é mútuo”, afirmou o empresário.

Além da implantação das alças de contorno e alargamento das faixas de trânsito nos dois sentidos da via, a obra da rotatória ganhou um novo paisagismo com implantação de mudas como palmeiras fênix, agavea azul, mini ixora vermelha, lantana amarela, ararinha vermelha e grama esmeralda.

Tapa-buracos

Ainda na manhã deste sábado, o prefeito acompanhou as obras de tapa-buracos realizadas no conjunto Shangrilá, Parque 10, zona Centro-Sul. Lá, das 32 ruas existentes nas quatro etapas, 28 recebem atenção, dez com recapeamento completo pelo programa “Requalifica”, serviço já concluído, e 18 com tapa-buraco, das quais oito já estão concluídas.

“Nosso compromisso é déficit zero no Shangrilá, tudo estabilizado”, disse o prefeito. “O Shangrilá estava todo esburaco e nós viemos aqui para fazer todas as ruas, à altura do que os moradores merecem”, finalizou.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7