A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou, nesta quinta-feira (12/11), nova edição da ação de emissão do Registro Geral (RG) de internos das unidades prisionais masculinas e femininas de Manaus. A programação ocorreu por meio de uma parceria com o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Esta ação visa atender aos internos do sistema prisional que ainda não possuem o RG, ou que necessitam de uma segunda via do documento. Para a emissão, as cogestoras das unidades providenciam as fotos dos detentos, e a assistência social prepara a documentação necessária para a realização do procedimento.

De acordo com a chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) da Seap, Keyla Prado, que coordena a ação, a programação é importante, pois leva cidadania aos internos do sistema.

A diretora do Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), tenente Socorro Freitas, ressaltou a importância da ação na unidade. “Ações como essa são importantes, pois permitem que essas pessoas privadas de liberdade possam ter a oportunidade de participar dos projetos de capacitação dentro da unidade que podem transformar suas vidas”, declarou.

O diretor da Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), capitão Paulo Sérgio Cordeiro, afirmou que a documentação é essencial para a processo de ressocialização das reeducandas da unidade. “Munidas com o documento de identificação, as internas podem ingressar em programas de ressocialização e iniciar uma nova história”.

Nesta edição, foram atendidas internas do PFM e CDPF, além de mais 12 internos do Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2). Ao todo, foram emitidas 20 carteiras de identidade.