Brasília Amapá |
Manaus

Correndo risco de faltar sangue para cirurgias, Hemoam funciona em horário especial na véspera de Ano Novo

Compartilhe

Manaus – Com o estoque de sangue em nível crítico há pelo menos três semanas, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) convoca a população para doar sangue na véspera do feriado e na primeira semana de 2020, quando habitualmente os doadores se ausentam da instituição.

Nesta terça-feira (31/12), o Hemoam funcionará das 7h às 16h. A convocação vem junto com o sinal de alerta para o risco de faltar sangue para as cirurgias eletivas. A partir da quinta-feira (02/12), o hemocentro reabre com funcionamento das 7h às 18h, de segunda a sábado.

“Esse período pós-feriado é sempre muito crítico, pois as pessoas se afastam da doação, principalmente por motivo de férias e das chuvas intensas nessa época do ano”, assinala a assistente social e gerente de captação de doadores, Wanderléia Ribeiro.

Só na capital, pelo menos 136 transfusões de sangue são realizadas diariamente em vítimas de acidentes, pacientes com doenças crônicas e cirurgias gerais. Para assegurar essa demanda, o Hemoam precisa da solidariedade de pelo menos 200 doadores/dia.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7