Brasília Amapá |
Manaus

Com hospital em colapso, Parintins compra usina de oxigênio da Alemanha

Compartilhe

Amazonas – “O hospital está colapsado”. Este foi o alerta do prefeito de Parintins, Bi Garcia, ao falar sobre o hospital Jofre Cohen, referência no atendimento de casos da Covid-19 em Parintins. Na noite da quinta-feira (14), ele esteve na unidade de saúde e anunciou medidas emergenciais para o combate ao avanço da doença no município.

Bi Garcia esteve reunindo com o secretário de saúde de Parintins, Clerton Rodrigues, o presidente da Câmara de Parintins, Mateus Assayag e o vereador Telo Pinto. A principal pauta do encontro foi a definição de ações urgentes para atender os pacientes internados nos hospitais do município, que enfrenta uma segunda onda com aumento expressivo de casos.

De acordo com Clerton Rodrigues, observou-se que essa nova onda da Covid-19 apresenta “incidência maior, letalidade maior, complicações maiores”. Esse cenário demanda muito mais estrutura do sistema de saúde e causa certo “estrangulamento” dos recursos.

Na primeira onda, Parintins chegou a ter 65 pacientes nos leitos (a maior marca registrada). Hoje, o município tem 93 pessoas internadas. Esse aumento sobrecarrega a equipe médica, demanda mais equipamentos, remédios e demais recursos e leva o hospital à beira de um colapso.

A maior problemática no momento é a falta de oxigênio, uma das principais causas de morte do novo corona vírus. Na tentativa de evitar óbitos, a Prefeitura de Parintins adquiriu um tanque de oxigênio, que chegaria hoje, porém, Bi Garcia informou que o material “foi sequestrado do município”, quando foi destinado à Manaus.

Bi Garcia informou que é preciso uma “operação de guerra” para combater a crescente do vírus. Segundo ele, foram comprados 45 cilindros de oxigênio, que devem chegar nesta madrugada em Parintins. Outra aquisição foi uma nova usina de oxigênio da Alemanha com capacidade de produzir 32 m³/h. “Se for preciso fretar aeronaves grandes para trazer mais oxigênio, nós vamos fazer. Vamos comprar 100 cilindros até a chegada da usina e do tanque”, garantiu Bi Garcia.

Parintins possui uma usina de oxigênio que produz 5 metros cúbicos por hora. De acordo com a atual demanda, o município precisa ter em média 48m³/h. A compra dos cilindros e da usina irão aumentar a capacidade de entendimento nos hospitais.

A Secretaria Municipal de Saúde estuda com profissionais especializados a utilização de um novo protocolo de atendimento, que deve ser implementado em breve. Enquanto as medidas de segurança e saúde são tomadas, Bi Garcia pede que as pessoas obedeçam as orientações dos órgãos de saúde. “Não sair de casa nem no horário fora do toque de recolher. O hospital está colapsado. O hospital está lotado. Nós não temos mais como atender mais pacientes. Procurem ficar longe de aglomeração. Esse vírus é uma cepa letal e nós precisamos alertar a população parintinense”, finalizou.

Fonte: Parintins 24h.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7