Zona Norte de Manaus tem reforço em Atenção Primária com quatro novas UBSFs
Manaus – A cobertura da Atenção Primária à Saúde ganhou mais reforço, nesta terça-feira, 3/9, com a entrega de quatro Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), na zona Norte da capital. Em um dia, a Prefeitura de Manaus entregou as unidades N-41, N-01, N-12 e N-21, de porte 1, com 132 metros de área construída, sendo essenciais para ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos.
A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, destacou que as unidades de porte 1 têm um papel fundamental na oferta de consultas médicas e de enfermagem, na saúde bucal, dispensação de medicamentos e procedimentos que, além de prevenirem agravos, atuam diretamente na redução de danos à saúde.
“Essas unidades de pequeno porte têm um valor importante nas comunidades, porque permitem que as ações de saúde cheguem até a população de forma direta, adequadas às necessidades de cada território, que tem suas particularidades. Muitos problemas de saúde são evitados com a atuação desses pontos de saúde, que mensalmente, tem capacidade para realizar mais de 4.500 atendimentos”, pontuou.
O vice-governador Tadeu de Souza participou da solenidade de entrega das unidades N-01, localizada no bairro Cidade Nova, e N-41, no bairro Cidade de Deus, realizadas no período da manhã, e destacou que a capital tem sido reconhecida pelo seu esforço em ofertar serviços de saúde de qualidade.
“O Ministério da Saúde tem pontuado a cidade, de forma positiva, por sete quadrimestres consecutivos. São mais de 80 unidades que passaram por revitalização ou que foram construídas. Isso desafoga muito o atendimento na média e alta complexidade. São experiências que podem ser levadas a outros municípios do Amazonas”, assinalou.
Encerrando a programação de entregas da terça-feira, duas unidades foram entregues no período da tarde, as UBSFs N-12 e a N-21, localizadas no bairro Novo Aleixo, também na zona Norte.
Cada unidade entregue passou por trabalhos de reforma e adequação de ambientes, pintura interna e externa, melhorias no telhado, serviços de jardinagem e manutenção na rede elétrica e hidráulica. Um novo mobiliário e equipamentos modernos também foram adquiridos para atender de forma confortável usuários e servidores da Semsa.
A carteira de serviços das unidades de pequeno porte (132 metros quadrados), oferta coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero, exames laboratoriais e procedimentos como retirada de pontos, realização de curativos, dispensação de medicamentos, aplicação de vacinas do calendário básico, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, entre outros.
Uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) formada por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, assistente de saúde bucal, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) atua na unidade.
A população pode buscar os serviços de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A equipe de ESF realiza visitas casa a casa para fortalecer as ações de acompanhamento e promoção da saúde junto aos moradores do território, conforme as demandas dos usuários.