Brasília Amapá |
Manaus

Zona Leste ganha, nesta sexta-feira (1º), Árvore de Natal na Bola do Produtor

Compartilhe

Neste dia 1º/12, a Prefeitura de Manaus entrega a Árvore de Natal da Bola do Produtor, Avenida Autaz Mirim, zona Leste. O acendimento das luzes de Natal será feito pelo prefeito, Arthur Virgílio Neto e pela primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko.

Seguindo o conceito do Natal do Abraço, que neste ano irá nortear toda a decoração de Natal na cidade, a Árvore de Natal idealizada pelo artista plástico, Karu Carvalho, será entregue à população às 19h desta sexta-feira.

A programação cultural da festa de entrega ficará por conta da fanfarra da Escola Municipal Ednir Telles Guimarães, dos integrantes do Curumim na Lata CMAE Aníbal Beça, da banda musical da EMEF Paulo Pinto Nery e de personagens do Parque Cidade da Criança, tais como bailarina, soldadinho, duendes, árvore de Natal, biscoitos, fadas, Mamãe Noel e o mascote do Fundo Manaus Solidária. A programação cultural terá início a partir de 18h.

Com 23 metros de altura e 11 metros de largura, a Árvore de Natal irá ter como elemento central pombas brancas, que representam o Espírito Santo e a paz. Além das pombas brancas, a árvore também terá anjos de mãos dadas e, no topo, uma grande estrela amarela. De acordo com Karu, a árvore foi pensada para chamar a atenção para os aspectos mais nobres do Natal, tais como o amor, a unidade, o perdão e a paz.

“A nossa primeira-dama, Elisabeth nos orientou para que o Natal da cidade tivesse um espírito diferenciado neste ano, em que as pessoas pudessem olhar para as árvores e pensar no bem, no amor, na beleza genuína que esse período natalino nos convida a ter e não apenas no consumismo pelo consumismo. Por isso, minha árvore vai ter como centro o Espírito Santo e as bênçãos que confiamos que vem dele. Ela será toda branca e prata para simbolizar a paz”, resumiu.

Conforme a primeira-dama e presidente do FMS, Elisabeth Valeiko, o Natal do Abraço estará presente em toda a decoração natalina da cidade, chamando a atenção da população sobre a importância de olhar e amar ao próximo com gestos concretos e também com carinho e afeto. De acordo com Elisabeth, neste ano o Natal do Abraço quer ser um intermediador entre o bem que se quer fazer e quem espera receber um ato de afeto.

“O manauara é solidário em sua essência, mas muitas vezes não sabe como ajudar, não sabe como fazer chegar a quem precisa o seu ato solidário e nós queremos ser esse facilitador. Ser solidário vai muito além de dar algo a alguém, ser solidário é um gesto de carinho, uma palavra amiga é um abraço que acolhe. Nosso sentimento é o de incentivar essas práticas de amor, bondade, generosidade e ir muito além do consumismo pelo consumismo. Tenho certeza de que o nosso Natal do Abraço vai cativar muitas pessoas”, afirmou.

Natal do Abraço

O Natal do Abraço possui quatro eixos de atuação e visa incentivar o protagonismo solidário, onde a população que quer ajudar, seja com bens materiais ou outros tipos de ações solidárias, possa encontrar neste grande movimento social meios de fazer sua doação chegar, mais facilmente, a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Natal do Abraço foi idealizado pela primeira-dama e presidente do FMS, Elisabeth Valeiko.

O primeiro eixo de atuação é o “Espírito de Natal”, e trata da ornamentação da cidade, onde se pretende espalhar os sentimentos de solidariedade, amor, paz, generosidade, compaixão, além de boas energias por toda capital. O segundo eixo é o chamado “Noites Felizes” e tem o propósito de espalhar o espírito natalino, por meio de uma intensa programação cultural com apresentação de corais, fanfarras e grupos musicais em diversas áreas da cidade. Todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público em geral.

O terceiro eixo é o “Almoço do Abraço”, que são almoços natalinos promovidos em áreas periféricas da cidade com pessoas, reconhecidamente, em situação de vulnerabilidade social. O “Almoço do Abraço” será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). Para o “Almoço do Abraço” foram convidados chefes renomados de Manaus para assinar o prato principal e, também ministrar oficina de manipulação de alimentos.

Já o último eixo será o “Abraço Virtual”, uma reedição da tradição de envio de cartões com mensagens natalinas, só que desta vez, de forma virtual. Os cartões terão designs de artistas conceituados da cidade, que doarão sua arte para o projeto. Todos eles com o conceito do Natal do Abraço. O objetivo principal é acender na população a vontade de desejar o bem ao seu próximo, amigos, familiares, colegas de trabalho e outros.

Texto: Michele Gouvêa

Fotos: Karla Vieira


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7