Brasília Amapá |
Manaus

Voluntários retiram mais de uma tonelada de lixo do igarapé do Mindu

Compartilhe

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), e uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM) reuniram esforços para proporcionar uma ação socioambiental que resultou na coleta de mais de uma tonelada de lixo da orla do igarapé do Mindu, na manhã desta quinta-feira, 4/4. Um grupo de 40 voluntários, somado às equipes das secretarias municipais de Limpeza Pública (Semulsp) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou a primeira atividade em comemoração ao Dia da Terra (Earth Day), comemorado no dia 22 de abril.

 Com o auxílio de luvas, sacolas, big bags e padiolas, foram retirados 33 sacos de 100 litros de lixo plástico, além de resíduos sólidos maiores, como sofás, cadeiras plásticas, colchão, cadeira de escritório, capacete e garrafas pets. Participaram da ação a subsecretária da Semppe, Amanda Rocha, o coordenador da UGPM Energia, Luiz Augusto Carvalho, além do secretário da Semmas, Antônio Nelson de Oliveira Júnior, e o gestor do Parque Municipal do Mindu, José Feitoza.

 “Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Manaus e a Flex estão juntas, por articulação da Semppe, para realizar ações de conscientização socioambiental alusivas ao Dia da Terra. Seguimos a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto em promover a integração da iniciativa privada e do poder público para trazer benefícios para nossa população. Buscamos intensificar ações que estimulem a consciência ambiental e social voltada especialmente para nossos espaços públicos como parques, praças e demais equipamentos urbanos”, ressaltou a secretária municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos, Maria Josepha Chaves. 

Para Patrícia Gusmão, coordenadora da ação pela empresa, o ato de sensibilização é importante para mostrar a preocupação da multinacional aos assuntos relacionados ao meio ambiente. “Temos aqui representantes de cada setor da fábrica de Manaus, como profissionais da Manufatura, RH, Facilities, Escritório, Segurança do trabalho e Ambulatório. Todos quiseram dar sua contribuição nesta limpeza. Sabemos que não podemos mudar o mundo sozinhos, mas já estamos colaborando com esta transformação”, destacou. 

Escolhido para receber a limpeza, o igarapé do Parque Municipal do Mindu é espaço público de grande simbolismo ambiental para a preservação da fauna e flora da cidade. “Gostaríamos de agradecer pelo apoio e responsabilidade socioambiental da Semppe em trazer para a Prefeitura de Manaus parceiros da iniciativa privada que também demonstram responsabilidade e compromisso com a preservação do meio ambiente, a exemplo da Flex, que já está em seu segundo ano de parceria conosco em ações educativas. O Parque do Mindu, que tem simbolismo ambiental muito forte para a preservação da fauna e flora locais, é a casa de espécies como o sauim-de-coleira, que é o mascote da cidade, e tem uma atenção especial por parte da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Júnior.

 

Programação

 A empresa do Polo Industrial de Manaus contabiliza 100 unidades em todo o mundo, todas participantes do “Desafio da Terra”, período alusivo ao Dia da Terra, em que cada uma elabora programações que envolvam os seus colaboradores e a comunidade do entorno das sedes. Em Manaus, as ações em parceria com a Prefeitura de Manaus incluem, ainda, uma caminhada ecológica com crianças assistidas pelo Lar Batista Janell Doyle, ação de conscientização na Casa do Idoso São Vicente de Paulo, palestra sobre compostagem para colaboradores, além de entrega da obra de revitalização de espaço em uma escola municipal.

 Atualmente, a empresa possui duas unidades fabris em Manaus e conta com 700 colaboradores diretos na fabricação de manufatura de eletroeletrô


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7