Brasília Amapá |
Manaus

Visa Manaus apreende 120 Kg de carne estragada no supermercado Nova Cidade

Compartilhe

Manaus – A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa) apreendeu e inutilizou 120 quilos de carne imprópria para o consumo, em operação de fiscalização realizada neste fim de semana. Os produtos estavam à venda no supermercado Nova Cidade, na zona Norte da capital, que foi autuado e poderá pagar multa. Entre os tipos de carne apreendidos estavam frango, carne bovina e camarão. Além de comercializar itens fora do padrão exigido pela legislação, o estabelecimento não apresentou a Licença Sanitária.

De acordo com ele, parte do frango exposto para venda estava descongelada; o supermercado oferecia camarão fora da embalagem original, fracionado em bandejas e sem selo de inspeção federal; e havia ainda carne pré-moída no açougue, quando o correto é que a carne seja moída na hora da venda.

Conforme o Ministério da Saúde, existem mais de 250 tipos de Doenças de Transmissão Alimentar (DTAs). A maior parte é infecção causada por vírus, parasitas, bactérias e suas toxinas. Dentre elas estão o botulismo e a infecção por salmonela, consideradas de alta gravidade.

Fabrício Barros informou que as multas para irregularidades praticadas por estabelecimentos sob vigilância sanitária, como é o caso dos supermercados, variam de 1 a 400 UFMs (Unidade Fiscal do Município, atualmente no valor de R$ 101,78).

Após serem autuados, os estabelecimentos têm direito à defesa e solicitação de prazo para colocar em prática as exigências feitas pela Vigilância Sanitária.

A gerente de Vigilância de Produtos, Hellen Souza, ressalta que a população deve estar atenta à qualidade dos produtos comercializados em supermercados, bares, pizzarias, lanchonetes e outros estabelecimentos que vendem alimentos, entrando em contato com o 0800 092 0123 (Ouvidoria Visa Manaus) no caso de suspeita de irregularidades.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7