Manaus – Na manhã desta sexta-feira (18), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, anunciou a intensificação e novas estratégias de combate à propagação da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. A ação acontece no auditório da Casa Militar, na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, bairro Compensa, zona Oeste, recomendando-se a adoção de protocolos de segurança, como uso de máscaras e higienização.

Durante o pronunciamento, o prefeito de Manaus determinou novamente a interdição da Praia da Ponta Negra, destino que reúne milhares de pessoas durante o fim de semana.

As medidas a serem anunciadas consideram os registros recentes da equipe de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que vem mostrando um aumento na demanda espontânea de casos suspeitos de Covid-19 nas 11 Unidades Básicas de Saúde preferenciais para esse atendimento, embora os números ainda não permitam afirmar uma “segunda onda” de casos.

Nos dez primeiros dias do mês de agosto foram registrados 2.045 novos casos. Em igual período de setembro, esse número chegou a 2.263 confirmações. Diante do aumento, a prefeitura novamente se antecipa nas medidas preventivas e de reforço à Covid-19.