Urgente: Após 5 dias de incêndios na Reserva Ducke, INPA busca brigadistas voluntários; veja vídeo
Manaus – Depois de cinco dias de incêndios na Reserva Florestal Adolpho Ducke, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) está em busca de voluntários para reforçar as equipes de combate ao fogo. O instituto, que administra a reserva, divulgou nesta segunda-feira (23) um chamado para brigadistas interessados em ajudar a conter os focos de incêndio que continuam a ameaçar a biodiversidade da região.
A Reserva Ducke, localizada na Zona Norte de Manaus, é a unidade de pesquisa mais antiga do INPA, e desempenha um papel crucial na conservação e no estudo da Floresta Amazônica. Com a intensificação das queimadas nos últimos dias, os esforços para controlar as chamas têm se mostrado desafiadores, levando o INPA a mobilizar mais voluntários capacitados.
Veja vídeos:
Ação coordenada e apoio oficial
O INPA já acionou órgãos oficiais de combate a incêndios, como o Corpo de Bombeiros, para ajudar no controle da situação. No entanto, a gravidade e a extensão do fogo na reserva exigem reforços, especialmente de brigadistas treinados para atuar em incêndios florestais. A instituição alertou que apenas pessoas autorizadas têm permissão para acessar a área afetada, orientando os interessados a não se dirigirem diretamente ao local do incêndio.
Como voluntariar-se
Brigadistas capacitados e dispostos a colaborar podem se apresentar na sede do INPA, localizada na Portaria da Rua Bem-te-vi, s/nº, bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus. Lá, os voluntários receberão instruções detalhadas sobre como proceder. A organização das equipes e a saída para a reserva acontecerão a partir da Coordenação de Apoio Técnico e Logístico (COATL), localizada no Campus 1 do INPA.
O INPA disponibilizou os números (92) 3643-3009 (COATL) e (92) 99188-5840 para mais informações sobre como participar da brigada de combate ao fogo.