Um dia antes da Marcha para Jesus, SSP-AM põe em prática plano tático para garantir segurança de 100 mil pessoas
Manaus – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), colocou em prática nesta sexta-feira (27) a organização do plano tático para receber uma estimativa de 100 mil pessoas que devem participar da Marcha para Jesus 2022, que ocorre no sábado (28/05). A marcha sairá da Praça da Saudade, no Centro, percorrendo a avenida Constantino Nery e tendo como destino final o Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus.
A organização foi definida ainda na deste terça-feira (24), durante a reunião com os órgãos estaduais e municipais que definiram o plano tático integrado de segurança para o evento. A estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) será montada no Sambódromo, com a ativação do Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), a partir das 14h do dia do evento, para garantir assistência e resposta rápida em possíveis ocorrências.
O reforço no policiamento e monitoramento em tempo real é uma determinação do secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur. Segundo o coronel Almir Cavalcante, titular da Seagi, a atividade vai garantir o bom andamento do evento.
“O objetivo é unir todos os órgãos e ter um plano de ação para qualquer situação que ocorra nesse evento de grande magnitude. Com o deslocamento por via pública, vamos monitorar toda a movimentação da população e garantir o policiamento no entorno do evento”, explicou o coronel.
Efetivo
Além da SSP-AM, vão integrar o CICC-L a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus).
Presença do presidente
Quem estará presente na Marcha para Jesus, que ocorre no sábado (28), é o presidente da República Jair Bolsonaro. Antes de marcar presença no evento cristão, Bolsonaro deve ter outros compromissos na capital amazonense e define nesta sexta os horários dos compromissos.
Apesar da agenda do presidente ainda não estar totalmente fechada, Bolsonaro já tem três compromissos ao decorrer do dia. O presidente da República vai passar o sábado em Manaus e deve chegar à cidade pela manhã, com o horário ainda a ser repassado para os aliados manauaras.
Um dos primeiros compromissos de Bolsonaro será participar de uma entrevista com Sikêra Jr, apresentador do Alerta Nacional, como já tem feito nas últimas vezes em que veio para Manaus.
Em seguida, o presidente estará no Teatro Amazonas, onde participará de um encontro com pastores e líderes da Marcha Para Jesus. Logo depois, o presidente terá um almoço especial, em local que ainda será definido.
Bolsonaro seguirá para a concentração do evento evangélico, na Praça da Saudade, onde subirá no trio elétrico para acompanhar o evento. A expectativa é que a Marcha Para Jesus chegue ao Sambódromo de Manaus às 18h, e que Bolsonaro também participe do fechamento do evento.