Brasília Amapá |
Manaus

“Tem que dormir na fila pra conseguir ficha no PAC da Compensa”, diz idosa cansada de tentar

Compartilhe

Manaus – Duas horas da madrugada, horário em que começa a se formar a fila de pessoas que espera por uma ficha para emissão de documentos no posto de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), no bairro Compensa, Zona Oeste da cidade. A rotina de quem madruga em frente ao local sob condições precárias de espera, foi denunciada pela aposentada Francisca Souza, de 61 anos. De acordo com ela, crianças, idosos e até deficientes disputam diariamente a chance de conseguir uma das 20 fichas distribuídas no início da manhã para atendimento no local.

Francisca é natural do Ceará e precisava voltar ao estado. Ela explica que quase perdeu o voo pela dificuldade em renovar sua carteira de identidade. Ela destaca ainda que além do número de fichas extremamente limitado, não há qualquer prioridade para pessoas idosas ou com crianças. O atendimento acontece por ordem de chegada. “Tem que dormir na fila pra conseguir”.

Em resposta

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) esclareceu que a redução significativa das filas nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) é uma das prioridades da nova gestão e que medidas já estão sendo estudadas para a solução definitiva do problema, que é recorrente nos últimos anos.

O órgão informou que, atualmente, são distribuídas 80 fichas por dia, para emissão de carteiras de identidade, serviço realizado em parceria com o Instituto de Identificação. Sobre a entrega dos documentos, a Sejusc explicou que a primeira via pode ser recebida no mesmo dia, porém, a segunda via necessita de um prazo de 30 dias devido o processo realizado pelo Instituto de Identificação.

Texto: Bruna Chagas

Foto: divulgação

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7