Manaus- O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) passará por uma auditoria​ nesta quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13),​​​ ​realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon)​, com apoio da Fundação Vanzoli,​ para aferir as ações e serviços realizados pel​o​ Tribunal. A auditoria faz parte de um programa de qualidade da Atricon que tem como objetivo padronizar as ações das Cortes de Contas em todo país.

Na ​ semana passada, a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, reuniu-se com todos os diretores e chefes de divisão dos setores que serão auditados para alinhar os pontos a serem abordados.​ Ao todo, serão avaliados 499 itens com pontuação que varia de 0 a 4 pontos.

​O servidor da Secretaria Geral de Administração (Seger) da Corte de Contas e membro da Comissão Interna de Avaliação, Edirley Rodrigues de Oliveira​,​ ressaltou a importância da auditoria para o TCE-AM.

“A importância dessa auditoria é o nivelamento dos Tribunais de Contas de todo o Brasil em suas atividades e o TCE do Amazonas não poderia ficar de fora dessa atividade. O alinhamento das atividades vai ser o controle externo, ou seja, a atividade finalística do tribunal. Em anos passados a Atricon avaliou a estrutura, a partir de agora é a atividade finalística dos tribunais e qual o retorno desse trabalho à sociedade”, explicou.

​TCE tem pontuação 3 – Atualmente, o TCE detém nível 3 de certificação de qualidade em uma escala de 0-4 pontos. A meta deste ano é alcançar a certificação com a pontuação máxima.

Os auditores da Atricon​,​ com apoio da Fundação Vanzoli​, já estão em Manaus e nesta quarta (11)​ ​vão ao TCE an​a​lis​ar​ de 499 itens em comum entre os Tribunais de Contas. Eles analisarão os dados da Corte de Contas n​a biblioteca do Tribunal e visitar​ão​ os setores auditados para avaliar os dados in loco.

A previsão é que a auditoria finalize às 11h da sexta-feira com a entrega do Certificado de Garantia de Qualidade do Projeto Nacional Marco de Medição de Desempenho, Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (MMD-QATC) à presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos​ e aos demais membros do colegiado​.​