Brasília Amapá |
Manaus

Tabuleiro da ponte na avenida Nilton Lins começa a ser demolido

Compartilhe

Os trabalhos de reconstrução da ponte na avenida Professor Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, bairro de Flores, zona Centro-Sul, entraram em uma nova etapa nesta segunda-feira, 28/8, com a demolição do tabuleiro de concreto da antiga estrutura da ponte. Com a liberação da área, será dada continuidade aos serviços de implantação das estacas-raiz, responsáveis pela sustentação da estrutura.

A primeira etapa de demolição do tabuleiro foi concluída na tarde de hoje, e agora os serviços serão concentrados na finalização das implantações das estacas de fundação. A atual ponte foi construída ainda com a tecnologia antiga de gabião (estruturas de pedras armadas com fios de aço usada para estabilização) e que agora será reconstruída com maior qualidade e durabilidade, visto que a estrutura que está cedendo tem, aproximadamente, 30 anos. Os serviços emergenciais foram iniciados logo após o laudo técnico da Defesa Civil do município apontar risco iminente de desabamento.

O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, destacou o empenho da equipe de engenharia da Seminf, na celeridade da obra. “Essa obra é um serviço emergencial que estamos fazendo de forma preventiva, pois o laudo da Defesa Civil mostrou que existia um risco de desabamento. Não estamos medindo esforços para dar celeridade aos serviços. A determinação do prefeito Arthur Neto é a de que que as equipes da Prefeitura de Manaus trabalhem com segurança e rapidez para entregarmos essa importante obra no menor prazo possível”, destacou.

Para a execução dos trabalhos, no trecho da pista sentido Torquato Tapajós/Parque das Laranjeiras, os condutores estão sendo direcionados para o tráfego no contrafluxo e, após a passagem do trecho interditado, poderão retomar o itinerário pela via, normalmente.

Uma das opções para evitar o trecho em obras, nos dois sentidos, é acessar a rua Dallas, no Parque das Laranjeiras, que faz a ligação entre as avenidas Tancredo Neves e Nilton Lins. Todo o trabalho é acompanhado por agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), que estarão orientando os motoristas.

Além da nova ponte, um anel viário também está sendo construído no local e com a conclusão da obra, quem trafega pelo aeroclube não irá mais entrar direto no bairro de Flores, pois terá que contornar pela nova alça de retorno, o que irá resultar no fim do engarrafamento na entrada do bairro nos horários de pico no trânsito.

Outras frentes

Além da ponte na avenida Nilton Lins, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) também está atuando na reconstrução de duas outras grandes pontes na cidade.

Principal via de acesso dos moradores do conjunto Nova República, no bairro Distrito Industrial, a nova ponte da rua A já começou a escavação para a implantação das estacas. O serviço faz parte do cronograma de reforma de pontes em concreto armado executado pela Seminf desde o início do ano.

Diferentemente da estrutura inicial, feita de gabião, a nova passagem terá 14 metros de comprimento com 12 de largura e será feita de forma mista, com vigas metálicas e concreto armado, que dará mais durabilidade à estrutura, além de contar com um metro de calçamento em cada lado com guarda-corpo, dando maior segurança aos pedestres. A passagem do Nova República tem mais de 20 anos e a reforma é uma solicitação antiga dos moradores do conjunto.

Outra via de acesso que recebe reconstrução é a ponte em concreto armado, localizada na alameda da Paz, bairro Nova Esperança 2, zona Oeste. Os trabalhos no local já estão em fase de conclusão, faltando apenas a finalização dos serviços de implantação de uma nova rede de drenagem na rua e a aplicação do asfalto. As vias do bairro também receberão uma grande ação de tapa-buraco da prefeitura.

Fotos: Alexandre Fonseca / Seminf.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7