Brasília Amapá |
Manaus

Tabatinga agora é “quintal da FDN”, não tem segurança!

Compartilhe

Os repórteres Felipe Souza e Ricardo Senra foram enviados pela BBC Brasil ao município de Tabatinga para conferir in loco que o Amazonas está de porteira aberta para o tráfico de drogas e de armas.

Depoimentos de policiais federais, de militares do Exército e procurador do Ministério Público do Amazonas têm um ponto em comum: o Brasil não faz a vigilância da região de fronteira em condições de barrar a ação criminosa de traficantes.

Há falta de equipamentos compatíveis com os que são usados pelos criminosos e, principalmente, de material humano para cobrir região tão extensa. “Hoje a gente tem uma lancha aqui motor 200. A FDN (facção criminosa Família do Norte) está investindo aí em motor 350”, diz agente da Polícia Federal.

Uma comprovação dessa realidade está no volume de drogas oriundas da Colômbia e Peru apreendido em Manaus, entre 2011 e 2015 (crescimento de 1.324%, segundo a SSP-AM), onde a FDN controla a comercialização e distribuição.

A reportagem da BBC se ateve à cidade de Tabatinga, uma das três do Amazonas na região da tríplice fronteira, onde viu pobreza e falta de infraestrutura, o que torna a cidade vulnerável à ação criminosa.

Leia a matéria completa no portal da BBC Brasil.

Foto: Reprodução/Felipe Souza_BBC Brasil


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7