Brasília Amapá |
Manaus

Susam promove caminhada de conscientização sobre a Tuberculose no Centro de Manaus

Compartilhe

Manaus – Nesta sexta-feira, 23, A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza uma caminhada alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose.

A concentração foi às 8h, na Praça Heliodoro Balbi Freire (Praça da Polícia), no centro da cidade de Manaus. O percurso passará pela Avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, terminando na Praça do Congresso. Após a caminhada será realizada uma exposição aberta ao público, na Praça do Congresso, sobre a doença milenar. No local também estará disponível a oferta de testagem para HIV e coleta de exame de escarro para Tuberculose. O evento vai até as 12h.

A coordenadora do Programa Estadual de Tuberculose do Amazonas, Marlucia Garrido, afirma que todas as unidades de saúde oferecem tanto o diagnóstico quanto o tratamento de forma gratuita. Ela ressalta que o Dia Mundial de Luta é comemorado em 24 de março, mas as ações para o controle da doença, busca ativa de casos, diagnóstico, tratamento e acompanhamento devem ser contínuas o ano inteiro.

“Sinais e sintomas que podem ajudar nesse diagnóstico é observar tosse persistente com mais de 15 dias, em locais de elevada ocorrência da doença, perda de apetite, cansaço, febre baixa no final da tarde, podem ser sinais de tuberculose”, destaca Marlucia.

A “1ª Caminhada Amazonas Livre da Tuberculose: Abrace Essa Causa”, tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, organizações da Sociedade Civil e demais membros do Comitê Estadual da Tuberculose.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7