Brasília Amapá |
Manaus

Susam distribui mais de 60 mil preservativos no fim de semana de pré-Carnaval em Manaus

Compartilhe

Manaus – Mais de 60 mil preservativos e 12 mil unidades de gel lubrificantes foram distribuídos pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) no fim de semana de pré-Carnaval em Manaus. As ações foram realizadas na Banda da Bica, Banda da Difusora e Banda do Boulevard, no sábado, 3, e domingo, 4. Durante todo o período de folia, a Susam distribuirá 1,3 milhão de preservativos e 59 mil conteúdos de gel lubrificantes no estado.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato, a ação faz parte da estratégia montada pela Susam para o Carnaval, que inclui, ainda, o reforço nas unidades de urgência e emergência nos dias de Carnaval. “Com a população nas ruas, preparamos uma estrutura especial para garantir atendimentos de saúde eficientes e de qualidade. No âmbito das infecções sexualmente transmissíveis, nossas equipes estão trabalhando na conscientização sobre a necessidade de prevenção, principalmente com o uso da camisinha”, explicou.

A campanha de prevenção é uma ação importante, porque em março, após o Carnaval, é quando, normalmente, aumentam as notificações de DSTs. Neste fim de semana, as ações de distribuição de preservativos e gel lubrificante ocorreram nas bandas da Bica, da Difusora e do Boulevard.

No próximo fim de semana, as equipes iniciarão o trabalho com uma intervenção na barreira policial que dá acesso às rodovias BR-174 e AM-010, das 7h às 12h, ocasião em que serão distribuídos kits e informativos sobre DSTs. Para a Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, a ação na saída de Manaus é estratégica para atingir aquelas pessoas que decidiram deixar a cidade no período festivo. “Estaremos nas festas que concentram a maior quantidade de pessoas, mas temos que lembrar que uma parte da população deixa a cidade em busca de outras programações”, destacou a coordenadora estadual de IST/Aids, Dessana Chehuam.

Cuidados – A iniciativa é uma forma de alertar a população para os cuidados, que precisam ir além das grandes festas de Carnaval. “As doenças não estão nas festas. Estão em qualquer lugar e qualquer pessoa que mantém relações sexuais sem prevenção está exposta. Por isso, também vamos abordar aqueles que se deslocam para aproveitar o feriado longe das grandes festas”, ressalta Dessana.

O sábado de Carnaval terá, ainda, ações no Sambódromo, durante o desfile das escolas de samba. Na segunda-feira (12/02), durante o Carnaboi, mais kits serão distribuídos. Além dos profissionais da Coordenação de IST/Aids, o material também foi distribuído às Organizações da Sociedade Civil que também fazem trabalho preventivo. No interior, todas as coordenações municipais de ISS/Aids também receberam kits e materiais educativos para distribuição no Carnaval.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7