Setembro Amarelo: Provisa Gestão de Saúde promove a campanha “Como estão as suas emoções?”
Brasil – Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Durante o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela. Por exemplo, em 2015 foram iluminados o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o Estádio Beira Rio (RS), entre outros. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Contudo, a Provisa Gestão de Saúde está presente dentro das empresas clientes com a campanha Setembro Amarelo – Como estão as suas emoções?
Uma campanha completa de materiais didáticos, brincadeiras com as emoções que divertem e fazem conscientizar cada colaborador sobre esse tema. Participe você também da nossa campanha durante todo o mês de setembro!
São realizados conteúdos orientativos nas redes sociais da Provisa, palestras e dinâmica sobre assunto das 5 emoções importantes do ser humano (raiva, medo, alegria, tristeza e nojo).
Veja vídeo:
Esse conjunto de ações tem o objetivo de favorecer a prevenção e identificar riscos na prevenção ao suicídio, assim valorizando a vida do profissional da empresa.
“ Depois de tudo que passamos e estamos terminando de passar por conta da COVID-19, é imprescindível que as empresas invistam tanto em saúde física como saúde mental. Esse é o diferencial da Provisa Gestão de Saúde que além de vender o plano de saúde empresarial, ela cuida do colaborador das empresas clientes. A Provisa não vende o plano e some. Ela vende o plano e no pós-venda trás a sua empresa para os cuidados que toda #família tem. O amor pelo ser humano.”, explicou Raio de Luar, psicóloga da Provisa.
Clique aqui e faça agora a sua cotação do Plano Empresarial pelo WhatsApp com a Provisa Gestão de Saúde.
Fique alerta para esses sintomas
Eles afetam a maneira de como você se sente, pensa e lida com atividades diárias, como dormir, comer ou trabalhar, e devem estar presentes por pelo menos duas semanas para que o indivíduo seja diagnosticado.
Choro sem razão aparente, perda de interesses em atividades que antes lhe davam prazer, depressão profunda nas redes sociais, dores e sentimento de inutilidade, postagens relacionadas a suicídio, tristeza persistente, falta de energia, alteração do sono, ideia de morte, irritabilidade e ansiedade são os sintomas preocupantes para os especialistas.
Cuidados diários para uma boa saúde mental
Não podemos nos lembrar apenas no setembro amarelo os cuidados, é de extrema importância que se compreenda como certos comportamentos afetam a nossa saúde mental, e que há sim como prevenirmos que sofrimentos psíquicos passem a limitar nossas atividades diárias. Veja aqui como simples hábitos podem lhe ajudar a ter uma mente mais feliz.
Dicas para melhor a sua saúde mental
Descanse! tente dormir entre 6 a 8 horas por dia.
Mantenha contato com quem ama!
Alimente-se bem! Cuidar do corpo também é cuidar da mente.
Tire um tempo para relaxar!
Reserve um espaço na agenda para você.
Você não está sozinho. Procura ajuda!
A ajuda psicológica deve ser procurada por qualquer pessoa para entender e lidar melhor com as suas emoções e assim melhorar a sua qualidade de vida. Se não forem devidamente tratados, os problemas de ordem emocional podem afetar a nossa saúde física.
As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico.
Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
Siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.