Brasília Amapá |
Manaus

Secretário da Semmasdh pede mais segurança a unidades socioassistenciais em encontro com governador em exercício

Compartilhe

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 27/11, entre o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Elias Emanuel, e o governador do Amazonas em exercício e secretário estadual de Segurança Pública, Bosco Saraiva, foi feito o pedido de reforço na segurança nas áreas onde estão localizadas unidades socioassistenciais como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Serviço Social (Creas).

Somente este ano, já foram registrados 24 assaltos em unidades da Semmasdh, as mais recentes na tarde desta segunda-feira, quando bandidos armados invadiram o Cras Alfredo Nascimento, na zona Norte, e o Cras Prourbis, na zona Leste, levando celulares e dinheiro de servidores das duas unidades. Ninguém ficou ferido.

“Os Cras e Creas atendem a população que está em situação de vulnerabilidade social. É revoltante vermos que equipamentos tão importantes se tornaram alvo de meliantes, tendo em vista, o grande papel que prestam à sociedade. Estamos traçando estratégias junto com a SSP (Secretaria de Segurança Pública) para melhorar a segurança dos nossos equipamentos, pois a situação já se tornou corriqueira. Temos que garantir a segurança e a tranquilidade dos nossos servidores e usuários”, afirmou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

O governador em exercício, Bosco Saraiva, garantiu que a SSP está traçando estratégias de segurança preventiva também para as unidades da assistência social do município. Entre as ações está o lançamento de um aplicativo de denúncia chamado SOS Amazonas, no qual a população poderá alarmar qualquer situação anormal que esteja acontecendo.

“Quando o usuário baixar o aplicativo e for realizar uma denúncia, terá várias opções. Por exemplo, haverá filtros separando cada ocorrência: assalto, homicídio, suspeita, entre outros. Quando o usuário clicar em assalto, vai chegar uma mensagem automaticamente em um tablete que a equipe policial mais próxima estará utilizando para seguir com rapidez, até o local do denunciante por meio de GPS”, explicou Bosco Saraiva.

Monitoramento

Outra estratégia é a instalação de mais câmeras de monitoramento ligadas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), além das que foram instaladas para a Copa do Mundo de Futebol.

“Algumas unidades de Cras e Creas serão beneficiadas com a instalação dessas câmeras, o que deve inibir os assaltos aos nossos aparelhos. Queremos construir uma parceria institucional entre a Prefeitura de Manaus e o Governo de Estado, na qual possamos prevenir e combater a criminalidade”, concluiu Elias Emanuel.

Com informações da Assessoria


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7