Brasília Amapá |
Manaus

Secretaria de Saúde instala câmaras frias no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio

Compartilhe

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) instalou, na tarde desta quinta-feira (31/12) mais uma câmara fria no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, na zona leste da cidade. A estrutura temporária já havia sido instalada na manhã desta quinta no HPS 28 de Agosto. A secretaria, como forma preventiva, vai instalar as câmaras para dar suporte aos hospitais no acondicionamento de corpos de pacientes que falecerem vítimas da Covid-19. Paralelamente a isso, está reforçando a estrutura de atendimento no pós-óbito dos prontos-socorros da rede estadual, trabalhando na instalação de câmaras mortuárias nos necrotérios dos prontos-socorros da capital.

Nos próximos dias está prevista a instalação da última câmara fria, no HPS Platão Araújo. A instalação da estrutura temporária está prevista na quarta fase do Plano de Contingência para o Recrudescimento da Covid-19 e está relacionada à tendência de aumento do número de óbitos por Covid-19.

A instalação das câmaras frias, assim como a implantação de câmaras mortuárias permanentes, faz parte de um conjunto de medidas que estão sendo implementadas pelo Estado para melhorar o atendimento no pós-óbito nos hospitais, incluindo acolhimento e orientação às famílias de forma digna e humanizada.

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, explicou que as câmaras mortuárias permanentes serão um incremento na estrutura das unidades, atendendo às necessidades dos hospitais em relação à segurança biológica no manejo pós-óbito, para além da pandemia. “Estamos trabalhando na revitalização das unidades de saúde, onde nós já havíamos identificado a necessidade nessas unidades de uma estrutura permanente”.

Força-tarefa – Nesta terça-feira (29/12), teve início o plantão de atendimento psicossocial nas unidades de saúde, com acompanhamento integral às famílias das pessoas internadas por Covid-19. Psicólogos e assistentes sociais fazem o acompanhamento das famílias, desde a comunicação do óbito até os trâmites funerais.

A força-tarefa é integrada por profissionais da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), em parceria com o Município, por meio do serviço SOS Funeral e da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), e com as empresas funerárias. Também participam a Casa Civil e Casa Militar do Governo do Amazonas.

O objetivo é agilizar os procedimentos e facilitar os trâmites funerais para as famílias. “Também estamos revisando os protocolos, aperfeiçoando o processo de identificação de corpos, a comunicação e a orientação às famílias, tanto em relação às informações do paciente internado quanto no pós-óbito”, garante Marcellus.

O grupo também atua na condução e orientação acerca do manejo adequado, identificação de corpos e demais procedimentos relacionados ao óbito por Covid-19 dentro e fora das unidades de Saúde.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7