Brasília Amapá |
Manaus

Samel e pesquisador americano lideram pesquisa com novo medicamento contra a Covid

Compartilhe

Manaus (AM) – Após revolucionar o tratamento contra a Covid usando a “Cápsula Vanessa”, a Samel apresentou nesta terça-feira (9) mais uma novidade que pode salvar a vida de pacientes: a Proxalutamida, um antiandrogênio em fase final de pesquisa, com ótimos resultados, estudado com autorização do Governo Federal. A parceria com o pesquisador Dr. Andy Goren, da Califórnia, Estados Unidos. testa a medicação em 600 pacientes de diversos países.

Ao lado do Diretor do grupo Samel, Luiz Alberto Nicolau e do Diretor-Técnico da Samel, Daniel Fonseca,  o pesquisador mostrou resultados  preliminares da mais nova esperança contra o coronavírus.  Há um ano o pesquisador relacionou que um hormônio causador da queda de cabelo usa o mesmo método de infecção do Sars Cov-2, por meio dos androgênios.

Usando o estudo dermatológico a pesquisa tenta descobrir se é possível impedir a entrada do vírus na célula. “Essa é a nossa teoria que a droga consegue impedir a conversão do vírus“, disse o pesquisador nesta terça-feira.

O diretor da Samel, Luiz Alberto Nicolau, já recrutou pacientes de Manaus e do interior para o estudo. “Já reunimos por volta de 150 hospitalizados da Samel e estivemos em Itacoatiara e Parintins”, disse.

Com resultados animadores, além de salvar mais vidas e diminuir o sofrimento dos pacientes, a esperança é de que o novo medicamento possa aliviar os sistemas de Saúde. “Até o momento conseguimos comprovar que os pacientes que receberam essa medicação reduziram a taxa de intubação, reduziram marcadores inflamatórios e alguns pacientes já tiveram alta”, explicou o diretor-técnico da Samel, Daniel Fonseca.

 

Fotos: Yago Frota

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7