Saiba porque as águas dos rios Negro e Solimões não se misturam durante o encontro das águas - Portal CM7
 
Manaus, 16 de dezembro 25 ºC Tempestades isoladas
Mercado financeiro
DólarR$ 3,308 -0,85%
EuroR$ 3,8734 -1,7%
 
 
Home / Últimas Notícias / Cidades / Saiba porque as águas dos rios Negro e Solimões não se misturam durante o encontro das águas

Saiba porque as águas dos rios Negro e Solimões não se misturam durante o encontro das águas

Da redação | 13/08/2017 15:30

Um dos principais pontos turísticos de Manaus é sem dúvida o Encontro das Águas, na qual as águas escuras do rio Negro correm com as águas barrentas do rio Solimões sem se misturarem, ou seja, as águas correm paralelamente.

Os principais fatos para que elas não se misturem e formem esse belíssimo espetáculo natural são basicamente 3 : A composição química, a temperatura e a velocidade dos dois rios que são diferentes.

Ao longo de um percurso de cerca de 6 km, os rios Negro e Solimões andam lado a lado sem se misturar antes de se tornarem um só – o grande Rio Amazonas. Segundo Karime Bentes, professora de química da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o fenômeno, conhecido como Encontro das Águas, acontece devido à diferença de “composição e acidez, aliada à temperatura e à velocidade das duas correntezas”.

O Rio Negro, que carrega uma grande quantidade de matéria orgânica desde sua nascente na Colômbia (o que dá o tom escuro à sua água), corre a cerca de 2 km/h com uma temperatura de 28 °C e é uma água com alto nível de PH. Já o Solimões, que nasce nos Andes peruanos e tem uma água de aspecto barroso, devido a uma carga de sedimentos vindos da erosão de solos de origem vulcânica, faz o percurso em uma velocidade aproximada de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 22°C e possui baixo PH.

Agora você já sabe porque as águas dos rios Negro e Solimões não se misturam durante o encontro das águas.

Com informações do Portal Amazonas é assim 

{{post.date}}

 


Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie em Nossas Pesquisas

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA