Brasília Amapá |
Manaus

Roberto Cidade propõe que empresas de energia e água adotem autoleitura

Compartilhe

Amazonas – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou um Projeto de Lei (PL) para que concessionárias de energia e água do Estado adotem o sistema de autoleitura em residências e pequenos comércios. A ideia é reduzir o número de leituristas trabalhando durante a pandemia do novo coronavírus e aproximar os consumidores das empresas. A matéria começou a tramitar nesta quarta-feira (28) no Parlamento Estadual.

De acordo com Roberto Cidade, a autoleitura já é uma realidade em outros Estados da Federação e consiste basicamente em disponibilizar um site, onde, por meio de uma foto, o próprio consumidor envia o registro de consumo apresentado em seu contador.

“O principal objetivo é diminuir o número de leituristas nas ruas, protegendo clientes e funcionários das empresas, visto que a leitura do medidor é feita pelo próprio cliente e enviado à empresa por meio de canal na internet. Além de adequar o serviço de leitura dos medidores de consumo na pandemia, a medida possibilita maior participação do consumidor no acompanhamento de sua conta e facilita em possíveis questionamentos”, destaca o deputado.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a norma que permite que os consumidores de energia realizem a autoleitura do medidor de energia em dezembro de 2019.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7