Brasília Amapá |
Manaus

Recém-nascido morre e mãe denuncia equipe médica da Maternidade Chapot Prevost, na Zona Leste de Manaus

Compartilhe

Manaus – Nesta quinta-feira (7), a dona de casa Eliane Simões de Almeida, 35, denunciou a equipe médica da maternidade Chapot Prevost, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus, após o filho recém-nascido morrer por negligência dos profissionais da unidade de saúde.

Eliane Almeida chegou na maternidade por volta das 23h da terça-feira (5). Segundo a dona de casa Alcilene Santos, que acompanhou Eliane, logo ao chegar na maternidade, ela pediu ajuda.

“Fui chamar a técnica e falei pra ela que um milímetro estava demorando muito e que era pra pedir ajuda. Ela disse que estava na troca de plantão e ia ver quem é que ia ficar responsável do setor”, afirmou.

Alcilene disse que ninguém ajudou a realizar o parto.

“Quando eu vi a cabecinha do neném saindo, fui pedir ajuda dessa técnica novamente. [Disse] ‘Por favor, chama alguém que a neném tá nascendo!’. Não apareceu ninguém, e ficou eu a bebê e ela [mãe]. Depois que ele nasceu, ficou uns cinco minutos lá no leito, do lado da mãezinha dele, e eu corri para avisar [e disse] ‘O bebê não tá chorando, o bebê não tá bem’. Aí apareceu o médico”, disse.

Segundo a dona de casa, entraram no leito o médico, a técnica de enfermagem e um enfermeiro. “Para mim, a negligência foi dessa técnica e do enfermeiro, porque eles estavam lá e sabendo que eu tinha pedido ajuda pra eles, eles tinham que ter dado prioridade para ela”, disse.

O bebê foi encaminhado ao Instituto da Mulher, na Zona Centro-Sul de Manaus, onde chegou por volta das 22h desta quarta-feira (6). Desde o parto até a transferência, foram quase 14 horas.

A mãe acredita que a demora no atendimento e na transferência da criança podem ter complicado o quadro clínico do menino.

A direção da Maternidade Chapot Prevot informou, em nota, que o bebê não chorou ao nascer e foi imediatamente levado para a reanimação, onde foi estabilizado e entubado. A nota diz ainda que, por necessitar de cuidados específicos, a criança foi transferida na noite de quarta para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto da Mulher, onde segundo eles, apesar de todos os esforços empreendidos, foi a óbito às 13h desta quinta-feira.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7