Brasília Amapá |
Manaus

Queimadas voltam a aumentar na Amazônia

Compartilhe

QUEIMADAOs dados do Programa de Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais registram aumento de 65% no número de incêndios no país em 2016 em relação ao mesmo período do ano passado.Em número exatos, este ano o Amazonas registrou 1.327 mil focos enquanto no mesmo período do ano passado foram 255. A própria Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), preocupada com os novos riscos de queimadas, lançou no mês do meio ambiente – junho – a campanha “Você também é responsável”, para coibir as queimadas e se antecipar para o período de calor.

Foram registrados 844 focos no estado, número três vezes maior que em 2015. No Amazonas, foram registradas 3.022 queimadas, 284% a mais que em 2015.

Conscientização

A campanha realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), chamada “Você também é responsável” visa conscientizar a população sobre o uso de fogo em vegetação, principalmente neste período de estiagem, quando o calor é intenso e os incêndios causam mais danos ambientais, além de prejudicar a saúde por conta da fumaça.

O Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do MCTIC fez um levantamento para os meses de agosto, setembro e outubro, prevendo o agravamento da seca que atinge o sudoeste da Amazônia, especialmente o Amazonas.

Caso isso ocorra, haverá impacto na navegação pelo rio, colocando o abastecimento de comunidades ribeirinhas em risco.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7