Brasília Amapá |
Manaus

Primeira-dama, Elisabeth Valeiko entrega fraldas para o menor bebê nascido no Amazonas, com apenas 445 gramas.

Compartilhe

Manaus – Na tarde desta sexta-feira, 23, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), o Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto e Secretário-Chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, entregaram fraldas e mamadeiras para a bebê prematura Valentina, no Hospital Municipal Moura Tapajós, localizado na Avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

Valentina nasceu no dia 29 de dezembro do ano passado, com 445 gramas. Ela é considerada o menor bebê já nascido no Amazonas. De acordo com a doutora Paula, coordenadora responsável pela UTI Neo-natal, a maioria dos bebês que nascem abaixo de 500 gramas não sobrevivem.

Segundo ela, o nascimento de Valentina foi uma surpresa para todos, já que ela precisou apenas de ventilação mecânica com parâmetros mínimos. Além disso, o tempo de entubação foi menor que o esperado, Valentina se recuperou em 12 dias. Hoje, a bebê Valentina está pesando 1 kg 75 gramas.

Valentina foi considerada um milagre

A primeira-dama, Elisabeth Valeiko diz que Valentina é uma guerreira. “Ela nasceu no dia 29 de dezembro, hoje tem dois meses e meio e como disse a Drª. Paula, ela está com previsão para sair segunda-feira. Então agradeço primeiramente a Deus, segundo pela guerreira que a Valentina tem se demonstrado, agradeço também pela mãe, pela família, pela doutora e toda equipe.”

O Prefeito Arthur Neto que também acompanhou a entrega das fraldas, estava muito emocionado pela ocasião. “Eu me sinto num momento muito particular de felicidade. A Moura Tapajós tem uma boa equipe que operou muito bem nesse milagre, um milagre da vida. É um dia de felicidade que me toca muito, estou muito feliz”, afirmou.

Segundo a sub-secretária de saúde, Adriana, eles sempre buscam estratégias de melhorar o serviço de assistência à UTI Neo-natal. A secretária afirma que toda a equipe do hospital fez uma campanha de arrecadamento para o enxoval da bebê, além de dar todo o suporte e apoio emocional para a família. Valentina deve receber alta na próxima segunda-feira, 26.

Foto: Portal CM7 / Ediel Pinho

Sub- secretaria de sáude, Chefe de Gabinete Samiza Soares, Mônica Santaela e Marcia Lopes

\

Foto: Portal CM7 / Ediel Pinho

Foto: Portal CM7 / Ediel Pinho

Foto: Portal CM7 / Ediel Pinho

Foto: Portal CM7 / Ediel Pinho


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7